As vendas no Varejo em novembro de 2022 cresceram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 10,3%.
O levantamento, da Cielo mostra que de maneira geral os efeitos de calendário beneficiaram o índice. Além disso o feriado de 15 de novembro caiu numa terça-feira, o que provocou um prolongamento de quatro dias; enquanto no ano passado o feriado caiu numa segunda-feira.
De acordo com Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o comércio continua em recuperação. “Novembro marcou o 13 mês seguido de alta nas vendas. O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”. Ainda de acordo com Levi, a Copa do Mundo beneficiou em especial o segmento de bares, que chegou a faturar até 60,9% a mais em dias de jogos do Brasil.