As vendas no varejo em maio de 2023 caíram 2,9%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a retração foi de 0,3%.
Os efeitos calendário praticamente não impactaram maio deste ano em comparação ao ano passado. Por um lado, houve um domingo a menos e uma quarta-feira a mais no mês em 2023.
No entanto, em 2022, o feriado do Dia do Trabalho caiu em um domingo, enquanto neste ano foi em uma segunda-feira, o que anulou o efeito da troca de dias.
O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, que recuou 10,2%, puxou o índice para baixo e o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos foi o que apresentou a maior queda.
Já Serviços caiu 7,0%, com influência negativa do segmento de Turismo e Transporte. O setor de Materiais para Construção também sofreu retração