CNC: Intenção de consumo sobe 1,3% em novembro -

CNC: Intenção de consumo sobe 1,3% em novembro

Cenário macroeconômico, com inflação mais moderada nos últimos meses, bem como contínua geração de vagas de trabalho formal, e maior ritmo de transferência de renda na reta final de 2022, explicam novo aumento da intenção de consumir das famílias.

Valor

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 1,3% de outubro para novembro, para 89 pontos. Na comparação com novembro de 2021, o aumento foi de 21,3%,

A proximidade de festas de fim de ano e Copa do Mundo, datas que estimulam vendas no varejo, levou ao resultado positivo. No caso da Copa, a entidade prevê que quatro em dez consumidores pretendem comprar produtos relacionados ao Mundial de Futebol, principalmente homens, jovens e de alta renda. A CNC estima movimentação de R$ 1,5 bilhão em vendas

Dos sete tópicos usados para cálculo do indicador, cinco apresentaram aumentos na passagem de outubro para novembro. É o caso de emprego atual (0,3%); renda atual (1%); nível de consumo (3,1%); perspectiva de consumo (2,9%) e momento para duráveis (4,9%). Em contrapartida, houve recuos, na mesma comparação, em perspectiva profissional (-0,5%); e acesso ao crédito (-0,2%).


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