Valor
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 1,3% de outubro para novembro, para 89 pontos. Na comparação com novembro de 2021, o aumento foi de 21,3%,
A proximidade de festas de fim de ano e Copa do Mundo, datas que estimulam vendas no varejo, levou ao resultado positivo. No caso da Copa, a entidade prevê que quatro em dez consumidores pretendem comprar produtos relacionados ao Mundial de Futebol, principalmente homens, jovens e de alta renda. A CNC estima movimentação de R$ 1,5 bilhão em vendas
Dos sete tópicos usados para cálculo do indicador, cinco apresentaram aumentos na passagem de outubro para novembro. É o caso de emprego atual (0,3%); renda atual (1%); nível de consumo (3,1%); perspectiva de consumo (2,9%) e momento para duráveis (4,9%). Em contrapartida, houve recuos, na mesma comparação, em perspectiva profissional (-0,5%); e acesso ao crédito (-0,2%).