CNI diz que confiança cai em 19 setores industriais -

CNI diz que confiança cai em 19 setores industriais

Em março, o ICEI também caiu nas pequenas indústrias e nas regiões Sul e Nordeste
indústria de autopeças
Crédito: Shutterstock

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial caiu em 19 setores na passagem entre fevereiro e março, revela levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (31). 

Com isso, cinco segmentos da indústria migraram de um estado de confiança para um estado de falta de confiança. 

  • Veículos automotores;
  • Impressão e reprodução;
  • Calçados e suas partes;
  • Couros e artefatos de couro; 
  • Biocombustíveis. 

Em dez setores, o ICEI subiu, o que fez com que três deles passassem de um estado de falta de confiança para um estado de confiança. São eles: Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos; Máquinas e materiais elétricos; e Obras de infraestrutura.

Dessa forma, o número de setores industriais confiantes caiu de 10 em fevereiro, para 8 em março, enquanto o de setores com falta de confiança subiu de 18 para 21.

ICEI cai nas pequenas empresas e nas regiões Sul e Nordeste

No cenário por porte, o ICEI caiu 1 ponto entre as pequenas indústrias, passando de 47,5 pontos para 46,5 pontos. Isso significa que o pessimismo desses empresários aumentou. Também há falta de confiança entre os empresários das médias empresas, uma vez que o índice permaneceu em 48,7 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. 

Nas grandes indústrias, por sua vez, o indicador ficou praticamente estável (- 0,2 ponto). Agora registra 50,3 pontos, o que demonstra otimismo dos empresários. 

Já no recorte por região geográfica, a confiança da indústria caiu no Sul (- 1,3 ponto) e no Nordeste (- 1,2 ponto); não mudou no Sudeste e aumentou nas empresas do Norte (+ 2,3 pontos) e do Centro-Oeste (+ 0,9 ponto). 

Os resultados do ICEI de março, no entanto, não alteram o quadro geral de confiança, que continua igual ao observado em fevereiro. Os empresários do Sul e do Sudeste estão pessimistas, enquanto os industriais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste estão otimistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas