A Marelli Cofap Aftermarket lança uma nova família de produtos: as bieletas em nylon. Mais leves que as versões tradicionais em aço, contribuem para a redução do peso total do veículo, o que resulta em maior eficiência energética, menor consumo de combustível e, consequentemente, diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO₂).
Além disso, o nylon também é um material reciclável, o que permite seu reaproveitamento em novos processos industriais ao final da vida útil da peça. Dessa forma, a Cofap alia tecnologia de ponta, alto desempenho e responsabilidade ambiental, reafirmando sua liderança no mercado de reposição automotiva.
Outra vantagem é que as peças em nylon são resistentes à corrosão, o que garante maior durabilidade. Somado a isso, produzem menos ruídos e vibrações, proporcionando mais conforto aos ocupantes do veículo.
Essenciais para o funcionamento do sistema de suspensão, as bieletas conectam a barra estabilizadora aos braços oscilantes da suspensão (também conhecidos como bandejas). Essa conexão permite que as rodas trabalhem de modo coordenado com a suspensão, garantindo maior estabilidade em curvas e manobras, além de segurança para o motorista e os passageiros.
A bieleta também tem a função de distribuir as forças e os movimentos entre os componentes da suspensão, contribuindo para um desgaste mais uniforme dos pneus e melhorando o desempenho geral do veículo. No entanto, quando está desgastada ou apresenta folgas, pode causar problemas.
Por isso, é fundamental que o motorista esteja atento a alguns sinais de desgaste, como folga nas buchas de fixação, deformações ou rupturas na estrutura da peça, o que geralmente gera ruídos persistentes.
Os novos produtos atendem modelos das marcas Audi, Chevrolet, Fiat, Jeep, RAM e Volkswagen.
Confira os novos códigos e modelos:
O BTC04123N atende modelos Chevrolet: Astra de1999 a 2011; Cobalt, fabricado a partir de 2011; Onix, a partir de 2012; Novo Onix e Novo Tracker, produzidos a partir de 2020; Nova Montana, fabricada a partir de 2023; Sonic 2012 a 2014; Spin a partir de 2012; Prisma, a partir de 2013; Vectra, produzido entre 2006 a 2011 e Zafira, fabricado de 2001 a 2012.
O BTC03117N destinado a modelos Fiat, Jeep e RAM: Fiat Toro 4X2 e 4X4, que saíram da linha de montagem a partir de 2016; Jeep Compass 4X2 e 4X4, a partir de 2015; Jeep Renegade 4X2 e 4X4, produzido a partir de 2015; RAM Rampage a partir de 2023.
Já o terceiro código é o BTC1113N que atende modelos Volkswagen e Audi: Polo Sedan, fabricado a partir de 2002; Polo Hatch, a partir de 2001; Gol, a partir de 2008; Fox produzido a partir de 2003; Crossfox, a partir de 2005; Space Fox, a partir de 2006; Up!, partir de 2014; Saveiro, a partir de 2008; Voyage; a partir de 2008; Nivus, a partir de 2020; T-Cross, a partir de 2018; Virtus, a partir de 2018; Novo Polo, a partir de 2017; A1 TFSI, produzido de 2011 a 2018; e A1 Sportback, fabricado entre 2013 e 2018.
A tecnologia em nylon passou a ser adotada como equipamento original em determinados modelos de veículos. Devido às vantagens que apresenta em relação ao aço, essa tecnologia também foi introduzida no mercado de reposição como uma alternativa viável para veículos que originalmente utilizavam as de aço. Assim, para um mesmo modelo de veículo, o consumidor pode escolher entre bieletas fabricadas em aço ou em nylon.
Vale destacar que as duas famílias da Linha de bieletas Cofap já estão disponíveis no catálogo eletrônico da marca. Os códigos das bieletas em nylon trazem a letra “N” ao final, inclusive, com as correspondências entre as peças em nylon e em aço para mesmas aplicações.










