Com proposta de serviços ao distribuidor, Nexus já tem 12 empresas associadas no Brasil -

Com proposta de serviços ao distribuidor, Nexus já tem 12 empresas associadas no Brasil

O grupo global em apenas quatro anos assinou contratos com 60 fabricantes e 120 empresas de distribuição de peças para automóveis

Por Claudio Milan ([email protected])

Criada em fevereiro de 2014 na Suíça e representada no Brasil, desde dezembro do mesmo ano, a Nexus Automotive International está impulsionando o sucesso de distribuidores e fabricantes de autopeças para veículos leves e pesados em todo o mundo, fornecendo suporte local e serviços globais inovadores.

No Brasil, é representada por 12 distribuidores: Auto Americano, Comando, Barros, Bezerra Oliveira, Comdip, LigPeça, Grupo PMZ, Grupo União, Millano, Odapel, Scherer e SK Automotive. “Entre os distribuidores brasileiros há complementariedade e também o compartilhamento de conceitos e melhores práticas. Assim todo o setor ganha”, diz o diretor regional para a América Latina George Garcia, que, em entrevista exclusiva ao Novo Varejo, conta os planos e conquistas da Nexus e seus membros.

NOVO VAREJO – Qual é a proposta da Nexus International para o mercado automotivo?

GEORGE GARCIA – Onde quer que a indústria automotiva esteja, na esfera mundial, a Nexus estará lá para apoiá-la; para isto, contamos com três pilares: comunidade, inovação e empreendedorismo. Somos o único “ITG – International Trading Group” realmente global composto por distribuidores independentes e fornecedores. A comunidade Nexus está presente em mais de 120 países nos cinco continentes com um faturamento mundial de mais de 15 bilhões de euros. Para acelerar o crescimento dos membros da Nexus oferecemos uma grande variedade de serviços, de inovações, com um foco claro na educação profissional, pois acreditamos que o fator humano é um ponto chave para o sucesso. A empresa Nexus Internacional foi criada por 11 acionistas que confiaram na visão estratégica de nosso “CEO” Gaël Escribe. Ele entende que o crescimento, nos próximos anos, está e estará em mercados emergentes e de rápida expansão. No Brasil, o primeiro membro foi a SK Automotive e agora temos uma estrutura regional que conta com 12 distribuidores. O que importa para a Nexus é prestar serviço ao distribuidor e estou convencido de que este grupo de empresas terá um grande sucesso no futuro também devido a esta visão global compartilhada claramente em nossa comunidade.

 

NV – Existem planos para expandir esta base de distribuidores no Brasil?

GG – Não expandimos apenas por expandir. Crescemos bastante, sim, contudo, respeitando as estratégias e entendendo as necessidades dos distribuidores Nexus. O grupo está orientado à inovação. Estamos dedicados a aumentar a qualidade dos nossos serviços e também o profissionalismo de todo o canal de distribuição. Se expandirmos mais será em acordo com cada um dos membros. Manteremos, sim, a nossa liderança no Brasil. Além disso, estamos trabalhando na construção de uma rede de distribuidores Nexus na América Latina. Assim buscamos o fortalecimento regional para nossos membros.

 

NV – O que torna o Nexus atraente para os distribuidores?

GG – Temos uma simples proposta que é “agir localmente e pensar globalmente”. Graças à comunidade Nexus os distribuidores se tornaram jogadores globais. Todos têm acesso a uma nova oferta de serviços, a mais informação, a novas oportunidades de negócio, a inovações mundiais. Facilmente, e com frequência, compartilhamos as melhores práticas do segmento em todo o mundo, tanto das fábricas como da distribuição, revenda ou reparação. Além dos negócios, existem seres humanos, empresários que desejam progredir, arriscar, melhorar o seu conhecimento graças ao “link” direto entre os distribuidores Nexus de todo o mundo. Em várias ocasiões, durante o ano, nossos membros podem se encontrar cara a cara e fazer valer esta aventura humana que depende de cada um de nós em nosso dia a dia. Do ponto de vista comercial, o membro Nexus, ao participar desta comunidade, passa a ter acesso a fabricantes globais que, eventualmente, antes não tinha. Estamos sempre ligados às melhores fábricas, às mais novas tecnologias disponíveis em nosso universo automotivo.

 

NV – E quais são os principais serviços oferecidos aos distribuidores?

GG – A Nexus oferece grande variedade de inovações. Vou listá-las começando com o programa Nexus Auto, um conceito de oficina mecânica internacional. O que as fábricas buscam é que o melhor produto passe pelo melhor distribuidor, pelas melhores autopeças e seja aplicado pelos melhores reparadores. Podemos apoiar esta rede. Além disso, com um forte foco na educação profissional e no fator humano, o Programa Nexus Academy oferece treinamentos “online” aos mecânicos e tem também uma escola dedicada aos gerentes de vendas e compras dos distribuidores Nexus. Novos projetos que enfrentarão os novos desafios da reposição também já estão em curso.

 

NV – O que financia toda essa operação?

GG – Estrategicamente fábricas e distribuidores se dedicam à evolução dos negócios em um processo de ganha-ganha. É simples. Reconhecemos nossos desafios, estamos seguros que podemos fazer mais e melhor e nos apoiamos mutuamente.

 

NV – Nas outras regiões onde a Nexus opera há, também, vários distribuidores locais envolvidos?

GG – A Comunidade Nexus é composta por 120 distribuidores em cinco continentes, que chamamos de membros Nexus, em mais de 120 países. Diferentes países podem se organizar em diferentes formas, contudo, sempre em busca do apoio às fábricas parceiras e ao crescimento do setor.

 

NV – Na prática, quais são os benefícios que as empresas já alcançaram no Brasil?

GG – Certamente, o maior ganho está na percepção de todos que o modelo de negócios em que estamos inseridos até hoje está mudando. No ano passado, por exemplo, alguns membros da Nexus Brasil tiveram a oportunidade de visitar a empresa ATP na Alemanha. Esta empresa tem mais de 800.000 itens em seu catálogo, cresceu aproximadamente 25% em 2017 e possui 99,9% de suas vendas via internet. Tudo isso, além de um Centro de Distribuição sem funcionários, pois “mini loaders” fazem o trabalho de separação. A questão é: qual a vantagem que os membros da Nexus Brasil obtêm e irão obter desta troca constante de experiências? Nosso CFO e um dos fundadores da Nexus, Thierry Mugnier, habitualmente diz que somos uma caixa de serviços. Outro ponto importante é que muitas vezes podemos estreitar a relação entre distribuidor e fábrica.

 

NV – Este volume gigantesco de negócios nunca foi utilizado para negociar preços com fábricas?

GG – Nunca. Nosso foco é o crescimento inteligente onde todos os envolvidos ganham. Entre 13 e 14 de novembro do ano passado, por exemplo, realizamos o primeiro treinamento Nexus Academy no Brasil com o apoio das fábricas Bosch, SKF, Valeo, ZF / TRW. No segundo semestre de 2018, teremos um treinamento especialmente desenvolvido por uma escola de renome nacional para as equipes de compras dos distribuidores Nexus, em que também iremos discutir o impacto da indústria 4.0 e a realidade dos veículos autônomos. Serão também discutidas as melhores práticas e tendências em outros setores da economia. Este é o objetivo da Nexus: capacitar o segmento para o futuro com rentabilidade. Não interferimos nunca na política comercial das fábricas parceiras.

 

NV – O que há de concreto quanto à formação de redes?

GG – O Programa Nexus Auto / Nexus Truck é um conceito de oficina mecânica global. É uma realidade na Europa e um projeto no, nosso caso, Brasil. Muito bem estruturado, este projeto visa participar da estruturação de oficinas de reparação e também promover a aplicação correta dos produtos das fábricas parceiras. Os membros da Nexus Brasil suportam esta iniciativa.

 

NV – Existem planos para uma rede de varejo?

GG – Esta é uma decisão individual de cada distribuidor. A decisão estratégica da Nexus no Brasil e na América Latina é idêntica. Ou seja, apoiamos o setor para que a melhor peça e a mais rica informação já disponível de fábrica cheguem ao aplicador de uma forma simples, clara e eficiente.

 

NV – A introdução dos conceitos propostos pela Nexus aos distribuidores foi fácil?

GG – A receptividade é boa ou excelente. A comunidade Nexus está formada por distribuidores de vanguarda, progressistas. Acreditamos que os membros da Nexus Brasil já cresçam mais do que a média do mercado. Como grupo, o que fazemos é acelerar treinamentos, apoiar os canais de distribuição, compartilhar informações sobre a modernização do mercado, que impactará o futuro do segmento automotivo.

NV – Você acredita que o desenho do mercado brasileiro continuará ou a cadeia continuará a sofrer transformações?

GG – Mudanças já estão acontecendo. Em uma apresentação feita na última Automec pelo presidente regional da Bosch, Delfim Calixto, durante o evento “Nexus Connecting Days”, uma frase marcante foi usada para alertar a todos de que, se não nos modernizarmos, o risco de perdermos nossos negócios é iminente. Nosso compromisso, portanto, é compartilhar informações, compartilhar experiências. Neste mês de março de 2018, por exemplo, 100 distribuidores e aproximadamente 40 fábricas participaram do “Nexus Business Fórum Abu Dhabi”. O que estamos procurando? Acelerar o crescimento da indústria. A ambição da Nexus, como disse nosso CEO Gaël Escribe, é estar sempre um passo à frente do mercado. Nosso DNA é antecipar as mudanças, para que possamos fornecer soluções para a comunidade Nexus que está e estará sempre um passo à frente para fortalecer sua posição, acelerar seu crescimento em um segmento automotivo em constante transformação.


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