Diário do Comércio MG
O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e tem como objetivo homenagear e frisar a importância dos clientes para as empresas, além de fortalecer as relações de fidelização. Empresas de diversos setores têm apostado na data e aderido à ações especiais nesse dia, oferecendo descontos, recompensas ou mimos para impulsionar vendas e criar oportunidades.
Diferente do Dia do Consumidor criado nos EUA para reivindicar direitos no consumo e na qualidade dos produtos e serviços, o Dia do Cliente é uma forma de fortalecer o vínculo com o consumidor, conforme informações do vice-presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso. Ele alega que as pessoas confundem as datas e que a do Cliente tem se fortalecido ano a ano.
De acordo com o relatório da All iN | Social Miner, divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, no ano passado, o faturamento do varejo atingiu R$ 5,8 bilhões no Dia do Cliente em todo o Brasil. A expectativa para este ano, de acordo com Cardoso, é que a data seja mais um momento positivo para o comércio.