Comércio paulista vive trimestre de contrastes -

Comércio paulista vive trimestre de contrastes

Indicadores mostram leve recuperação na confiança empresarial, impulsionada por datas sazonais, enquanto juros altos, inflação e endividamento freiam o consumo das famílias

No segundo trimestre de 2025, o Comércio paulista enfrentou um cenário econômico marcado por contradições. De um lado, empresários comemoraram o desempenho positivo nas vendas em datas comemorativas; de outro, consumidores retraíram gastos, pressionados por juros elevados, aumento do endividamento e instabilidade econômica.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP) produziu um resumo das perspectivas econômicas do empresário e do consumidor para apoiar a gestão dos negócios. Dentre os principais cenários, destacam-se:

  • empresário mais confiante, mas com rentabilidade em baixa: após meses em queda, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 3,5% em comparação com abril, incentivado pelas boas vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Mas a rentabilidade dos negócios segue comprometida por fatores macroeconômicos, especialmente os juros altos;
  • margens pressionadas e expectativas em queda: o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) retraiu 32% em junho. Já o Índice de Expectativa do Empresariado (IEEC) também sofreu queda de 10% no ano, sinalizando que o otimismo ainda é sustentado mais por esforço de gestão do que por fundamentos econômicos. Com o endividamento público em alta e constantes aumentos de impostos, o ambiente para o setor produtivo continua adverso;
  • consumo em retração: na outra ponta, os consumidores demonstram mais pessimismo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 11% no último ano, refletindo os efeitos diretos dos juros elevados sobre o crédito pessoal, da alta inadimplência e da inflação persistente.

Notícias Relacionadas
Read More

Diálogo Automotivo com Igor Mesquista, CEO da HUBBI

Nesse episódio da série de entrevistas da A.TV, Igor Mesquita, CEO da HUBBI, conversa com Claudio Milan sobre inovação e novidades do setor, e conta um pouco mais sobre a HUBBI, startup do setor de autopeças focada em resolver a dificuldade de compra de peças com assertividade e praticidade.