Como anda a tributação de autopeças no pós-vendas do Brasil? -

Como anda a tributação de autopeças no pós-vendas do Brasil?

No Rio Grande do Norte, por exemplo, a Sefaz retirou o regime de substituição tributária das peças automotivas com o objetivo de melhorar a competitividade das empresas daquele estado.

Sindirepa

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte, no segundo semestre de 2020, através do Decreto nº 29967/2020 retirou o regime de substituição tributária das peças automotivas com o objetivo de melhorar a competitividade das empresas daquele estado.

Com esta medida, as peças que eram tributadas na origem, passarão a ter arrecadação escalonada na cadeia de valor, ou seja, calculada sobre o valor real das peças. Este cenário pode ser uma fonte de atração de atacadistas de autopeças e motopeças.

Já a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo através da Portaria CAT nº 38 /2021 alterou a portaria anterior e fixou o IVA-ST em 41,24% até 31/03/2022.

O que é a substituição tributária?

É o mecanismo de arrecadação de tributos utilizados pelos fiscos estaduais. O substituto tributário é o terceiro, obrigado por lei específica, a apurar o montante devido e cumprir obrigação de pagamento do tributo em lugar do contribuinte.

Fonte: SEFAZ SP.


Notícias Relacionadas
Read More

Vendas reais da indústria paulista caíram 1,3% em março

De acordo com o levantamento, as horas trabalhadas na produção registraram queda de 0,4% entre fevereiro e março, enquanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 79,8%, crescendo 1 ponto percentual (pp) sobre fevereiro. Em março, o NUCI ficou um pouco acima da média histórica (79,3%), apontando pouca ociosidade da indústria paulista. No primeiro trimestre de 2021 comparado com os três últimos meses de 2020, as horas trabalhadas na produção cresceram 3% e o NUCI apresentou alta de 1,3 pp.
Read More

Começou a Autonor

Foi aberta nesta quarta-feira, 11 de setembro, a Autonor 2019. Neste ano, a Feira de Tecnologia Automotiva do…