Como anda a tributação de autopeças no pós-vendas do Brasil? -

Como anda a tributação de autopeças no pós-vendas do Brasil?

No Rio Grande do Norte, por exemplo, a Sefaz retirou o regime de substituição tributária das peças automotivas com o objetivo de melhorar a competitividade das empresas daquele estado.

Sindirepa

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte, no segundo semestre de 2020, através do Decreto nº 29967/2020 retirou o regime de substituição tributária das peças automotivas com o objetivo de melhorar a competitividade das empresas daquele estado.

Com esta medida, as peças que eram tributadas na origem, passarão a ter arrecadação escalonada na cadeia de valor, ou seja, calculada sobre o valor real das peças. Este cenário pode ser uma fonte de atração de atacadistas de autopeças e motopeças.

Já a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo através da Portaria CAT nº 38 /2021 alterou a portaria anterior e fixou o IVA-ST em 41,24% até 31/03/2022.

O que é a substituição tributária?

É o mecanismo de arrecadação de tributos utilizados pelos fiscos estaduais. O substituto tributário é o terceiro, obrigado por lei específica, a apurar o montante devido e cumprir obrigação de pagamento do tributo em lugar do contribuinte.

Fonte: SEFAZ SP.


Notícias Relacionadas
Read More

Clientes TOTVS passam a vender diretamente no marketplace Magazine Luiza

Uma das principais vantagens da parceria é que, com a integração, os vendedores poderão utilizar as lojas físicas do Magazine Luiza como uma opção de entrega ou retirada dos produtos, garantindo uma entrega mais agilizada. Além das mais de 1.300 lojas, os consumidores também poderão receber suas compras em casa, com custo de frete e prazo de entrega diferenciados.