Como o ERP pode ser decisivo para um bom desempenho no varejo físico -

Como o ERP pode ser decisivo para um bom desempenho no varejo físico

Dados gerados pelo ERP podem fazer parte da estratégia do negócio para alavancar resultados no varejo físico
confiança do pequeno empresário
Crédito: Shutterstock

NovoVarejo

O dia 16 de julho celebra o Dia do Comerciante no Brasil, uma profissão que vive transformações, especialmente com o avanço do comércio digital, e está inserida em um ambiente extremamente competitivo. Nesse cenário, a tecnologia vem sendo essencial para a evolução dos comerciantes na performance dos negócios. É o caso de sistemas ERP, que aliados a equipes bem treinadas, podem trazer grandes resultados.

“Em um mercado tão competitivo, um ERP de gestão completa é fundamental, além de uma equipe preparada para explorar todas as funcionalidades do sistema. Oferecer aos consumidores uma experiência positiva, com um time capacitado e munido de dados relevantes faz a sua loja se destacar no mercado e fideliza clientes”, garante Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Prepare seu time

Promover treinamentos de qualidade mantém os colaboradores motivados e mais preparados para lidar com os novos comportamentos do consumidor. Os treinamentos podem ser feitos por setores ou em conjunto, dependendo da temática. O importante é abordar conteúdos que auxiliem na rotina do negócio e sejam práticos para o dia a dia dos lojistas, ajudando a resolver demandas reais.

“Apesar da VarejOnline ser um sistema de ERP, enxergamos o treinamento como parte fundamental da gestão, porque é necessário que as pessoas estejam capacitadas para operar a ferramenta, explorando ao máximo seus recursos. Por isso, oferecemos treinamentos esporádicos para nossos parceiros”, conta o CEO.

Use o ERP a seu favor

Dentro de um ERP, é possível encontrar diversas funcionalidades que impulsionam as vendas e, se forem utilizadas alinhadas à estratégia do negócio, podem trazer bons resultados. Um exemplo é a análise de clientes. O ERP consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados por ele, qual o ticket médio das compras, e assim é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil.

“Incentivamos os profissionais a explorarem o ERP, pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente e gerir o negócio. É possível também integrar estoques, da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores ou promoções de aniversários, acompanhar o ranking de vendedores, o que ajuda no acompanhamento das metas, entre outros insights relevantes”, finaliza Juliano Mortari.


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