Como reconquistar a confiança do consumidor em tempos de crise -

Como reconquistar a confiança do consumidor em tempos de crise

Segundo especialistas, para mudar este cenário, as marcas precisam reavaliar suas estratégias para restabelecer um diálogo e reestabelecer a confiança do consumidor
Crédito: Shutterstock

Nos últimos anos, o varejo brasileiro vem enfrentando uma crise ligada à inflação elevada, juros altos e ao baixo poder de compra da população, que ainda sofre com os efeitos da pandemia de Covid-19. Embora o volume de vendas tenha aumentado no início de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor varejista ainda encara desafios, como mostram as crises nas Ammo Varejo (Artex, mmartan e Casa Moysés), SideWalk e Tok&Stok, por exemplo. Nesse cenário, surge a dúvida: como ajudar a reestabelecer a confiança do consumidor para gastar?

Segundo Rafael Tadashi, Co-CEO da AKM – agência especializada em criar experiências e soluções para as marcas -, um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo é a nova geração de consumidores, que se mostra cada vez mais seletiva e menos leal às marcas. Para ele, é essencial que as marcas compreendam os valores desse público e invistam no digital, um ambiente que atrai grande parte dos compradores. Dados do Relatório Varejo 2023 da plataforma Adyen mostram que 69% dos consumidores pedem para que os sites das lojas lembrem de suas preferências e histórico de compras para um atendimento mais personalizado.

Em tempos de instabilidade econômica, os consumidores ficam receosos em gastar. As empresas precisam demonstrar que suas compras têm valor agregado, afirma o Co-CEO: “A transparência é fundamental. Os usuários buscam marcas que se comuniquem diretamente com eles, sem ambiguidades. É crucial construir uma relação próxima, em que a marca mostre que se preocupa não apenas com as vendas, mas também com a saúde financeira de seus clientes”.

O cenário está mais favorável em 2024. A taxa de desemprego no primeiro trimestre caiu 0,9 ponto percentual em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando 8,8%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada pelo IBGE em maio. Além disso, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses está em 4,5%, enquanto o acumulado até o momento é de 2,87%, uma queda significativa em relação aos 4,62% do ano passado. Agora é o momento de o varejo adotar estratégias para reconquistar os consumidores.

Eduardo Andrade, co-CEO da AKM, destaca a importância das promoções, uma estratégia, que segundo ele, é quase cultural no Brasil. “As promoções criativas têm o poder de captar a atenção dos consumidores, gerando curiosidade, interesse e engajamento. Esse tipo de interação fortalece o vínculo com o público, valorizando tanto o produto quanto a marca como um todo.” A própria Black Friday, que acontece todos os anos em novembro, demonstra a força das liquidações: de acordo com dados do Panorama do Consumo – Black Friday 2024, 39% dos consumidores já estão se preparando para as compras nesta data.

Quanto ao futuro do varejo, Eduardo destaca principalmente a análise de dados – “o varejista precisa conhecer seus clientes a fundo para oferecer benefícios relevantes e garantir a fidelização. A recompra é essencial, pois isso reestabelece a confiança do consumidor e faz com que ele tenda a gastar mais na segunda compra do que na primeira. Esse conhecimento é vital para a longevidade do negócio”, afirmou.

Por fim, o especialista ressalta a crescente influência das redes sociais no comportamento de compra. “Mais de 50% da geração Z realiza compras online durante a navegação em redes sociais, o que indica uma mudança significativa no comportamento do consumidor. As marcas precisam estar atentas ao social commerce, que concentra grande parte do público atual. O hábito de compra, o modelo de pesquisa e a relação com produtos e marcas estão em transformação, e os varejistas precisam acompanhar essa evolução,” conclui.


Notícias Relacionadas
Read More

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente nem sempre é uma tarefa fácil, mas a Inteligência Artificial pode auxiliar as empresas através de estratégias como envio de mensagens mais empáticas e assertivas que reduzam a inadimplência nos negócios
Read More

Prefeitura de SP prorroga suspensão de prazos municipais

A prefeitura municipal por meio do Decreto nº 59.449, de 18 de maio de 2020, resolveu prorrogar novamente os períodos de suspensão dos prazos tratados no âmbito da administração pública até 30 de junho de 2020, em decorrência da pandemia