Comparativo de emissões de CO2 confirma vantagens do etanol para uma mobilidade mais sustentável -

Comparativo de emissões de CO2 confirma vantagens do etanol para uma mobilidade mais sustentável

A Stellantis simulou em teste dinâmico um veículo quando alimentado com quatro fontes distintas de energia, a fim de mensurar a emissão total de CO2 em cada situação. O automóvel foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com a mesma situação de rodagem em três alternativas: com gasolina tipo C (E27); 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética brasileira, e 100% elétrico (BEV) abastecido na matriz energética europeia. Na comparação, foram utilizadas metodologia e tecnologia de conectividade desenvolvidas pela Bosch, que consideram não apenas a emissão de CO2 associada à propulsão, mas as emissões correspondentes a todo o ciclo de geração e consumo da energia utilizada. É o conceito ‘do poço àroda’ (well-to-wheel) ou ‘do campo à roda’, no caso dos biocombustíveis. Durante o teste comparativo realizado no simulador, o veículo percorreu 240,49 km e foram obtidos os seguintes resultados de emissões de CO2 durante o trajeto: • Gasolina (E27): 60,64 kg CO2eq • 100% elétrico (BEV) com energia europeia: 30,41 kg CO2eq • Etanol (E100): 25,79 kg CO2eq • 100% elétrico (BEV) com energia brasileira: 21,45 kg CO2eq “Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, analisou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. Quando considerado o saldo total de emissões de todo o ciclo energético, o veículo movido a etanol apresenta vantagens inclusive em comparação com um veículo elétrico a bateria abastecido com energia gerada na Europa, consideradas as características da matriz energética europeia. Quando comparado à gasolina, o etanol se destaca ainda mais. O saldo final mostra que, na comparação entre os dois combustíveis, o uso do etanol evitou a emissão de 34,85 kg de CO2eq notrajeto, o equivalente a 144 gramas de CO2eq por quilômetro rodado. O etanol reduz mais de 60%a pegada de carbono. BIO-ELECTRO: um híbrido nacional que combina etanol e eletrificação A matriz energética brasileira, em que se destacam os biocombustíveis e a energia elétrica gerada por meios renováveis, é uma vantagem comparativa do país, que pode ser usada para promover uma mobilidade maissustentável. A Stellantistrabalha a opção estratégica de desenvolver no Brasil soluções, tecnologias e componentes para veículos híbridos que combinem etanol e eletrificação. Para organizar estes esforços, a empresa lançou a plataforma BIO-ELECTRO, apoiada em três pilares: • Academy: abrange informação, formação e recrutamento • Lab: incubação de ideias e desenvolvimento de ecossistema • Tech: a materialização de soluções, da inovação e da localização da produção BIO-ELECTRO articula em torno da Stellantis um grande conjunto de parcerias estratégicas, visando acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão e de PRESS RELEASE descarbonização da mobilidade. Seu grande objetivo estratégico é nacionalizarsoluções, tecnologia e produção, impulsionando uma onda setorial de reindustrialização.

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