Compras online e sustentáveis: as tendências de consumo para o segundo semestre de 2022 -

Compras online e sustentáveis: as tendências de consumo para o segundo semestre de 2022

Tenerity, especialista em fidelidade lucrativa, aponta uma maior taxa de sucesso para empresas com ações de engajamento para os clientes

 hábitos de consumo já estão voltando ao normal. O Dia dos Namorados, comemorado no último 12 de junho, movimentou cerca de R$ 18 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. Mas, alguns hábitos de consumo estão sendo reinventados. Um aumento no consumo online, sustentável e local, são as principais tendências que marcarão as linhas de 2022, segundo relatório divulgado Escolha Digital da Webloyalty, empresa líder na geração de renda adicional para o comércio eletrônico e parte do grupo da Tenerity.

O consumo em 2022:

1.      De volta à rotina. Após as medidas restritivas durante a pandemia, os consumidores retomam suas rotinas: o bar habitual, loja, supermercado habitual. Mas, a maioria dos consumidores também devem manter novos hábitos de compra adicionados durante a pandemia. Eles descobriram novos produtos e serviços durante este período, e muitos permanecerão leais a essas marcas.

2.   Mais tempo em casa. Após a pandemia, os consumidores também estão optando por desfrutar de um tempo de qualidade em casa. Os gastos com decoração e investimentos em reformas de casas demonstram a intenção dos usuários de condicionar e melhorar suas casas para apreciá-las mais. Além disso, a consolidação de modelos híbridos de home office aumentaram o tempo gasto em casa. Isso também terá impacto na forma de fazer compras e nos gastos dos consumidores, que defendem o consumo de proximidade.

3.    Busca por reciprocidade e personalização.  O consumo local e de proximidade reforça o senso de comunidade, cujo interesse ganhou peso nos últimos meses. O usuário  não é mais apenas um defensor da marca, mas de uma relação mais personalizada e humana. Conexões emocionais agora são imperativas. Isso já foi visto e se refletirá no futuro em um aumento no consumo de produtos de fidelidade vinculados a uma marca ou loja.

4.      O consumo através da rede social.  Os usuários estão cada vez mais usando as mídias sociais para suas compras. São canais onde os consumidores percebem em maior medida a proximidade das lojas e a personalização dos serviços. E, para lojas e marcas, o uso de redes sociais para sua comunicação e marketing permite otimizar o ‘último empurrão’ para a compra. A dinâmica da comunicação através das redes sociais que foram amplificadas durante a pandemia permanecerá nos próximos anos.

5.      Salvando o planeta. Os consumidores também estão optando por marcas com propósitos ligados à sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. As gerações mais jovens estão mais conscientes de seu impacto social e ambiental, e estão mais conscientes da luta contra os problemas sociais e as mudanças climáticas do que as gerações anteriores. Como a Geração Z (nascida entre 1994 e 2010) se torna uma força dominante de consumo, marcas e empresas terão que demonstrar seu compromisso ambiental em mantê-los como clientes.

6.      O consumo on-line permanecerá. Além do retorno à rotina, do calor da casa e das compras de proximidade, o consumo online continuará mantendo seus seguidores. Os grandes setores e os players pioneiros do comércio eletrônico, como turismo, lazer, moda, manterão níveis, enquanto outras áreas, como casa, alimentação ou alimentação verão um aumento no consumo online derivado da mudança de mentalidade e costumes que a pandemia tem causado no consumidor.

Para a Tenerity, especialista em fidelidade lucrativa, com base nesses novos hábitos, o sucesso de uma empresa é proporcional às ações de engajamento com seus clientes. “A retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação.  Uma das opções para as empresas é contar com plataformas tecnológicas que desenvolvam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados em base ao perfil do consumidor”,explica Eduardo Esparza, vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil.

As previsões da líder mundial em soluções de fidelidade vão ao encontro de um estudo realizado recentemente no Brasil. De acordo com a ABEMF, Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, 65% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras com marcas que oferecem benefícios em programas de fidelidade. Além disso, 72% indicam para amigos e parentes as marcas e empresas que têm este tipo de vantagem.


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