Comunicação entre as máquinas vai revolucionar o aftermarket automotivo -

Comunicação entre as máquinas vai revolucionar o aftermarket automotivo

As transformações drásticas no cotidiano do setor começam pelos óculos de realidade aumentada no momento da reparação e vão até o monitoramento constante do desgaste das peças de maneira remota por parte das montadoras

Tratada por especialistas como Silmar Palmeira, da Qualcomm, como algo totalmente diferente daquilo que já temos – e não apenas um aprimoramento – a tecnologia 5G promete revolucionar diversas de nossas atividades cotidianas – e aí não se trata de figura de linguagem ou exagero. No aspecto pessoal, a inovação irá possibilitar experiências de realidade aumentada (RA) nas quais será possível se sentir presente, por exemplo, em um show, mesmo sem estar no local de maneira física, a partir do uso de óculos especiais. “Este, aliás, é um dos projetos no qual estamos trabalhando fortemente. Contamos com a parceria da Microsoft neste segmento”, compartilhou o executivo da Qualcomm.

Permitir que as pessoas “compareçam” a eventos a milhares de quilômetros de distância, porém, está longe de ser o único impacto de grande relevância da comunicação entre máquinas possibilitada pelo 5G. Exemplo disso são as várias disrupções que a tecnologia irá levar para os diferentes elos do aftermarket automotivo. As transformações drásticas no cotidiano do setor começam pelos óculos de realidade aumentada no momento da reparação e vão até o monitoramento constante do desgaste das peças de maneira remota por parte das montadoras.

Sobre os óculos de RA, Palmeira aponta que com o 5G os reparadores poderão fazer uso destes equipamentos para ter acesso completo às condições dos mais diversos componentes de um veículo. “Será possível observar quanto tempo aquela peça está ali, qual o seu estado, qual é a sua validade e até mesmo se a oficina tem no estoque o produto para trocar aquela peça”, projetou. Já no que diz respeito ao monitoramento do automóvel em tempo real, o executivo da Qualcomm descreve o cenário de revolução no âmbito da manutenção preventiva promovido pela comunicação dos componentes dos carros com os softwares desenvolvidos por seus fabricantes. “Imagine que cada componente seja monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interferência humana. Isso possibilita monitorar como está sendo o desgaste daquele carro e, mais do que isso, comunicar ao proprietário a necessidade da manutenção daqui a duas ou três semanas, por exemplo, bem como orientar determinada mudança de comportamento na condução para evitar desgastes. Essa conectividade possibilita uma eficiência operacional extremamente grande!”, projetou Palmeira. O passo seguinte é agendar pelo próprio sistema o horário de atendimento em uma concessionária da marca. Este trânsito de informações entre proprietário do veículo e montadora se projeta como um desafio ao mercado independente.


Notícias Relacionadas
Read More

Veículo totalmente autônomo da Tesla faz teste nos EUA

A Tesla está testando a versão beta do sistema Full Self-Driving (Auto-condução completa, na tradução literal) com alguns milhares de clientes e funcionários por meio do programa de acesso antecipado. Em vídeo, é possível ver o veículo autônomo enquanto navega sozinho pelas ruas de Antioch, na Califórnia, e o software em funcionamento.