CONAREM completa 25 anos de atividades -

CONAREM completa 25 anos de atividades

Entidade trabalha para o desenvolvimento do setor de retificas com diversas ações e oferece serviços, banco de dados técnicos e consultorias especializadas por meio de parceiras com empresas nas mais diferentes áreas.

O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (CONAREM) atua há 25 anos com uma trajetória marcante e repleta de muitas conquistas se tornando uma entidade representativa e reconhecida no aftermarket. Participa de diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento do mercado, além de importantes parceiras com fabricantes de motores diesel do Brasil, assim como de peças para motores e indústria de máquinas para retificação.

Também faz parte de importantes frentes voltadas às questões de mercado. O presidente do CONAREM, José Arnaldo Laguna, é membro do Conselho de Administração do MBCB – Movimento Baixo Carbono Brasil, que vem trabalhando em estudo que mostra a importância dos biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás e biometano) para redução consciente das emissões de poluentes. O CONAREM já participou ativamente de 12 plenárias, juntamente com outras dezenas de empresas e entidades que culminou na apresentação de um estudo ao governo federal que mostra uma projeção do impacto negativo na economia com a eletrificação veicular no Brasi”, explica Laguna.

O CONAREM, como entidade que representa o segmento retificador, se uniu á  ANDAP, SICAP, ASDAP, SINCOPEÇAS BRASIL e SINDIREPA BRASIL para formar a Aliança Aftermarket Automotivo Brasil, movimento que visa estabelecer uma legislação para o direito de escolha do consumidor do local que deseja reparar o veículo ou produto de sua propriedade. Conhecido mundialmente, como Right to Repair, está presente em vários países.

Criador do maior programa de capacitação para o setor de retíficas em parceria com o Senai, com mais de 65 mil inscritos, passou a fazer parte do Conselho Setorial Sindical da instituição que permitiu a sua participação efetiva com contribuições aos novos cursos de acordo com as necessidades do mercado.

Ainda sobre a questão profissionalização do setor que é um ponto sensível para as retíficas, o CONAREM integra o Conselho de Certificação de Mão de Obra do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, com participação em reuniões que definem processos e melhorias voltadas à certificação.

Nessa mesma vertente, a entidade conta com o programa Vagas Automotivas para encontrar profissionais e vagas na área retíficas.

Visando garantir conhecimento técnico e suporte, o banco de dados técnicos alcança 945 mil acessos e estão previstas atualizações com informações complementares. No canal do Youtube, com os podcast Motores do Brasil, que já tem mais de 40 episódios, e CONAREM Tech, com dez publicações, foi possível ampliar o alcance e atingir milhares de profissionais. Os dois programas já atingiram 240 mil visualizações.

O CONAREM conta ainda com diversas outras atividades, entre elas, consultoria jurídica, tributária, contábil, técnica, meio ambiente e financeira; Missões Empresarias que garantem visitas a feiras, retíficas e empresas ligadas ao setor no exterior, programa de palestras técnicas gratuitas no Senai para aplicadores da área motor.

Os trabalhos continuam e Laguna revela que, em 2025, diversas ações devem ser realizadas ao longo do ano para celebrar os 25 anos da Rede Credenciada CONAREM.


Notícias Relacionadas
Read More

Mahle estabelece Centro Global de Biomobilidade no Brasil

Cerimônia de lançamento do Centro Global de Biomobilidade foi realizada em Jundiaí (SP) e contou com a participação de autoridades do governo, cônsules de países que fazem parte da Aliança Global de Biocombustíveis para acelerar a descarbonização do setor de transportes, além de clientes e parceiros da Mahle
Read More

Cai índice de confiança do empresário do comércio

O indicador caiu 20,9%, em sua terceira retração consecutiva, e, com 94,5 pontos, atingiu o menor nível desde setembro de 2016, chegando à zona de avaliação negativa (abaixo de 100 pontos) – o que não acontecia desde março de 2017. Em relação ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 22,8%.