O presidente do CONAREM, José Arnaldo Laguna, membro representante da Aliança Aftermarket no MBCBrasil participou do Seminário de Descarbonização, promovido pela Esfera Brasil e o Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB), em Brasília. Com o tema “Os Caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil”, o evento reuniu representantes de toda a cadeia automotiva, produtores de combustíveis e trabalhadores para refletir soluções inovadoras em mobilidade.
Laguna convidou os diretores do Sindirepa Brasil, Alexandre Moll; Rodrigo Carneiro, presidente da Andap; Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil e Daniel Resende, diretor secretário e advogado do CONAREM para representarem o segmento da reposição automotiva no evento.
Os participantes tiveram a oportunidade de conferir a apresentação do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, no painel “O protagonismo do Brasil na transição energética”. Também estiveram no encontro os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que falaram sobre a Regulamentação da agenda de descarbonização.
O evento ainda contou com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Aloísio Mercadante presidente do BNDES, Paulo Pimenta Ministro-Chefe da SECOM e do ex-presidente do Banco Central e sócio da LCA – MTempo., Luciano Coutinho que apresentou o estudo “Trajetórias tecnológicas mais eficiente para a descarbonização da mobilidade”.
Laguna destacou que este evento deverá estabelecer uma nova regra para a mobilidade brasileira baseada no veículo bioelétrico, utilizando combustíveis como etanol, biodisesel, biometano e outros que se tornem viáveis para a descarbonização da frota circulante, contribuindo significativamente para atingir em poucos anos a meta estipulada de zerar o carbono até 2050.
Há 26 anos, o CONAREM atua a favor dos interesses do mercado nacional de retífica, na busca por alternativas para a profissionalização e competividade do setor. Logo, não poderia ficar de fora de um momento tão significativo para o desenvolvimento da cadeia automotiva do País.