Confiabilidade dos veículos cai e motoristas enfrentam problemas crescentes -

Confiabilidade dos veículos cai e motoristas enfrentam problemas crescentes

Digitalização, conectividade e eletrificação vêm contribuindo para a insatisfação dos proprietários, conforme revela pesquisa da J.D. Power que investiga deterioração dos veículos há 35 anos

Os proprietários de veículos estão experimentando níveis mais baixos de confiabilidade dos automóveis após três anos de uso. É o que mostra o J.D. Power 2024 U.S. Vehicle Dependability StudySM (VDS), ou Estudo de Confiabilidade do Veículo. É importante dizer que, embora o foco seja o público dos Estados Unidos, a maioria das marcas citadas está presente no Brasil, tornando as referências válidas para nosso Aftermarket Automotivo.

O número alto de problemas encontrados pelos proprietários indica, segundo a interpretação dos especialistas da J.D. Power, uma queda na confiabilidade do veículo em longo prazo, com níveis crescentes de problemas relatados para quase dois terços das marcas incluídas no estudo. A média das marcas vem aumentando 4 problemas por 100 veículos (PP100) ano após ano, resultando no índice para 190 PP100 a partir de 2023. A taxa em que os problemas aumentaram no período entre 90 dias e três anos de utilização do carro cresceu para 17%, um aumento de 5 pontos percentuais em relação aos 12% de 2023. “(A deterioração da confiabilidade) provavelmente pode ser atribuída ao período tumultuado em que esses veículos foram produzidos, e os proprietários estão mantendo seus veículos por muito mais tempo. Na verdade, a idade média dos veículos nas vias americanas hoje é de aproximadamente 12 anos, o que ressalta a importância da construção um automóvel projetado para resistir ao teste do tempo. As montadoras devem garantir que a introdução de novas tecnologias veiculares hoje ainda vai atender às necessidades do cliente anos depois”, disse Frank Hanley, Diretor Sênior de Auto Benchmarking na J.D. Power.

O estudo, que em 2024 chegou à 35ª edição, abrange 184 áreas problemáticas específicas em nove grandes categorias nos veículos: clima; assistência à condução; experiência de condução; exterior; características/controles/displays; infoentretenimento; interior; trem de força; e assentos.


Notícias Relacionadas
Read More

Petrobras anuncia aumento do diesel

Segundo a empresa, o reajuste reflete “parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio”.
Read More

FecomercioSP cobra planejamento estratégico claro e urgente para economia

Estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que aproximadamente 460 mil estabelecimentos ficarão fechados, o que impacta negativamente no faturamento da empresa, na manutenção de empregos e, consequentemente, na economia do Estado. Inclusive, fiscalizações têm sido feitas para coibir o descumprimento da medida.