Confiança do consumidor cai em fevereiro e entra no campo negativo -

Confiança do consumidor cai em fevereiro e entra no campo negativo

Foi a segunda queda mensal seguida do Índice Nacional de Confiança (INC), o que sugere um consumidor mais cauteloso e preocupado com a situação financeira
Crédito: Shutterstock

O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para mostrar o grau de otimismo do consumidor brasileiro, recuou 2,9% na passagem de janeiro para fevereiro, atingindo 99 pontos, patamar considerado negativo. Foi a segunda queda mensal seguida.

O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações abaixo de 100 denotam pessimismo. O INC não passava para o campo negativo desde junho de 2024. A sondagem foi realizada com 1.679 famílias residentes em capitais e cidades do interior.

Por regiões, segundo a ACSP, houve queda generalizada no índice, assim como no recorte por classes sociais. A entidade diz que em fevereiro houve deterioração da percepção das famílias em relação à situação financeira atual e futura, além de redução na percepção de segurança no emprego.

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, “o desaquecimento da atividade econômica, que começa a refletir na menor geração de empregos, além da aceleração da inflação, com destaque para os aumentos de preços de produtos básicos, como alimentos e bebidas, em um contexto de elevado grau de endividamento das famílias e juros altos, tende a deixar o consumidor mais cauteloso na hora de comprar”.

Segundo a ACSP, a queda na confiança do consumidor reflete negativamente na disposição para as compras de itens de maior valor, como carro, casa e bens duráveis, como geladeira e fogão, além de diminuir o ímpeto por investimentos.


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