Confiança do consumidor paulista cai em maio e volta ao campo pessimista -

Confiança do consumidor paulista cai em maio e volta ao campo pessimista

A inflação e os juros elevados, juntamente com o aumento do endividamento, deixam o consumidor mais cauteloso
Crédito: Shutterstock

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou 1% em maio, na comparação com abril, atingindo 99 pontos, o que colocou o indicador na zona do pessimismo (abaixo dos 100 pontos). Na comparação com maio de 2024, o ICCP caiu 2%.

Segundo a ACSP, quedas no indicador de confiança mostram que o consumidor está menos disposto a adquirir itens de maior valor, como bens duráveis.

No recorte por classes socioeconômicas, o indicador apresentou resultados mistos, com aumento de confiança entre as famílias das classes DE e redução para aquelas das classes AB e C.

Houve piora na percepção das famílias paulistas em relação à situação financeira atual, com destaque para a diminuição na segurança no emprego e, em menor medida, das expectativas em relação à renda e ao mercado de trabalho.

Cidade de São Paulo – Por sua vez, o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 91 pontos em maio, mantendo-se estável em relação a abril e apresentando recuo interanual de 2,2%.

Com relação à evolução da confiança dos consumidores paulistanos distribuídos por classes socioeconômicas, os resultados também foram mistos: houve redução na confiança entre as famílias pertencentes às classes AB e DE, e aumento da confiança entre as famílias da classe C.

Observou-se piora na percepção sobre a situação atual, especialmente em relação à segurança no emprego. As expectativas de emprego e renda também se deterioraram.

“Apesar de o estado e a cidade de São Paulo serem os maiores geradores de empregos formais, a aceleração da inflação, em um contexto de elevado grau de endividamento das famílias e juros altos, continua a deixar os consumidores paulistas e paulistanos cautelosos na hora de comprar, mantendo os índices no campo pessimista”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.


Notícias Relacionadas
Read More

Comércio paulista vive trimestre de contrastes

Indicadores mostram leve recuperação na confiança empresarial, impulsionada por datas sazonais, enquanto juros altos, inflação e endividamento freiam o consumo das famílias
Read More

Nova organização do Aftermarket – UFI Filters Américas

Seguindo a nova estratégia corporativa, para atender à evolução e aos desafios do mercado global, o Grupo UFI Filters decidiu dar maior autonomia de gestão às regiões, atribuindo o controle do comando do Aftermarket a cada Diretor de Operações.