O índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), que mede a percepção dos consumidores sobre a situação econômica, recuou 0,9% em janeiro, marcando 109 pontos. Isso representa a segunda queda consecutiva desse índice. Apesar disso, quando comparado ao mesmo período de 2023, observou-se um aumento de 1,9% do ICCP.
O levantamento é realizado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) e elaborado pela PiniOn. A manutenção do ICCP em um campo otimista (acima dos 100 pontos), mesmo com a recente queda, se deve ao entendimento das famílias sobre suas situações financeiras e de emprego atuais.
A PiniOn Revela Aumento em Investimentos e Compra de Bens Duráveis
O levantamento também apontou um aumento no número de entrevistados dispostos a investir e adquirir itens de maior valor. Entre eles, estão inclusos bens duráveis, como geladeiras e fogões, e até mesmo propriedades e veículos.
Conforme análise socioeconômica do estudo, houve um leve crescimento na confiança das famílias das classes C e DE. Por outro lado, a queda foi mais acentuada entre as famílias da classe AB.