Confiança dos empresários cai 0,4 ponto em outubro, diz FGV -

Confiança dos empresários cai 0,4 ponto em outubro, diz FGV

Essa foi a primeira queda depois de cinco altas consecutivas.
De Agência Brasil

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) teve queda de 0,4 ponto na passagem de setembro para outubro deste ano. Essa foi a primeira queda depois de cinco altas consecutivas.

Com o resultado, a confiança dos empresários brasileiros chegou a 97,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A queda foi puxada pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro e que recuou 3,1 pontos, chegando a 97,9 pontos.

Já o Índice de Situação Atual Empresarial, que mede a percepção dos empresários sobre o presente, subiu 3,6 pontos, em sua sexta alta consecutiva chegando a 96,6 pontos.

“O recuo discreto da confiança empresarial pode ser entendido como um movimento de acomodação após uma sequência de altas que levaram o índice ao nível do período anterior à chegada da pandemia da covid-19 no país”, disse o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr.

O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV: indústria, serviços, comércio e construção.

Entre os setores, apresentaram altas a indústria (4,5 pontos) e a construção (3,7 pontos). Por outro lado, tiveram queda as confianças dos empresários de serviços (-0,4 ponto) e do comércio (-3,8 pontos).


Notícias Relacionadas
Read More

Vendas por WhatsApp no contexto da LGPD

Em artigo, especialistas em direito Daniel Cerveira e Lucas Souza dos Anjos analisam atual cenário da gestão de dados pessoais no contexto das vendas por WhatsApp
Read More

Aftermarket automotivo em tempos difíceis

Nessa reflexão pretendemos dar protagonismo às opiniões que temos conhecido sobre as sobrecarregadas relações comerciais entre os participantes dos diferentes elos da cadeia de negócios do mercado de manutenção automotiva nesses tempos.