Em uma noite de muita emoção e requinte, o aftermarket automotivo conheceu os vencedores da pesquisa Maiores e Melhores 2024. O evento de premiação aconteceu no mais sofisticado complexo de eventos de São Paulo, o 033 Rooftop JK Iguatemi.
A cerimônia que reuniu a elite executiva e empresarial do mercado reconheceu as empresas de distribuição de autopeças que mais se destacaram na opinião de 500 varejistas de autopeças para veículos leves de todo o Brasil em relação ao portfólio de produtos e desempenho empresarial.
Além da premiação, o público da cerimônia participou de um momento muito especial e repleto de emoção. Executivos e empreendedores que dedicaram a vida ao aftermarket automotivo foram condecoradas com a medalha “Memórias do Aftermarket Automotivo”. Pelo legado deixado às novas gerações foram homenageados: Abraham Kasinski (indústria); José Carlos di Sessa (distribuição) ; José Ângelo Carnevale (varejo); Fellipo Losacco (reparação) e Igor Pelikan (serviços). Cada um em seu segmento de atuação contribuiu para o fortalecimento e profissionalização do mercado.
A premiação, que foi transmitida em tempo real pela A.TV, o canal de conteúdo em vídeo do mercado brasileiro da mobilidade e manutenção veicular pode ser vista e revista no Youtube no endereço: https://www.youtube.com/@ATVmidia
A pesquisa Maiores e Melhores em distribuição de autopeças é uma realização do After.Lab, o núcleo de inteligência de negócios do Aftermarket Automotivo brasileiro, e da Novomeio Hub de Mídia.
Em 2026, tem mais e será muito especial: 30 anos comemorados no Teatro Santander.
Pesquisa
A pesquisa, realizada desde 1996, avalia o portfólio de produtos e o desempenho empresarial das distribuidoras de autopeças de acordo com a opinião de 500 varejistas em todas as regiões do País, representando um universo estimado em 18 mil lojas.
O estudo, um dos mais importantes do setor, conta com a metodologia da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, oferecendo uma radiografia completa do desempenho e da reputação dos principais distribuidores brasileiros.
Referência estratégica para o Aftermarket
Com sua metodologia rigorosa e abrangência nacional, o estudo “Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças” tornou-se referência indispensável para fabricantes, distribuidores e varejistas que buscam entender a dinâmica do mercado e identificar oportunidades de crescimento. Mais do que um ranking, a pesquisa funciona como um guia estratégico, destacando as empresas que se diferenciam pela qualidade de seus produtos, excelência operacional e relacionamento sólido com o varejo.
Relembre evento e matéria com resultados de 2024
Evento: https://www.youtube.com/watch?v=S2OxBUfvwPI&t=4856s
Vencedores


Metodologia – Duas fases de avaliação
O levantamento é dividido em duas etapas principais:
1ª Fase – Portfólio de Produtos:
Nessa etapa, os varejistas elegem os melhores distribuidores em 21 categorias de produtos e sistemas, que vão de acessórios, amortecedores e filtros até componentes de motor, suspensão e freios. Os vencedores são determinados pela soma total dos votos recebidos em cada segmento.
2ª Fase – Desempenho Empresarial
São pré-classificadas para a segunda fase do estudo as empresas que ocuparam as 12 primeiras posições na classificação geral da primeira etapa e são efetivamente avaliadas as distribuidoras com presença nacional confirmada por filiais, que oferecem um portfólio com ampla cobertura dos sistemas automotivos e que são associadas à Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, entidade do Aftermarket Automotivo pioneira na criação de um código de conduta ética para orientar a atuação das empresas do setor. Os 21 atributos de avaliação da segunda fase são distribuídos em sete grandes grupos. São eles:
- Produto: qualidade, variedade e disponibilidade das marcas
- Comercial: eficiência no atendimento, entrega e equipe de vendas
- Relacionamento: apoio técnico, garantia e suporte promocional
- Imagem: inovação, evolução e admiração do mercado
- Importância: frequência de compra, parceria e confiança
- Presença: competência, comunicação e compromisso









