Consumidor brasileiro é o segundo que mais pesquisa descontos na Black Friday -

Consumidor brasileiro é o segundo que mais pesquisa descontos na Black Friday

Nesse quesito, Brasil só fica atrás da França, diz a Conversion. Levantamento também aponta que os 10 produtos que mais despertam interesse dos brasileiros são iPhones, notebooks e geladeiras. Previsão de faturamento na data é de R$ 13 bilhões
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Crédito: Divulgação

Estudo recente realizado pela agência de SEO Conversion apontar quais consumidores de determinados que países buscam mais descontos e promoções na Black Friday, e quais itens são mais procurados para comprar nessa data.

De acordo com o levantamento, o Brasil encontra-se na segunda posição do ranking de países que mais pesquisaram por descontos na BF no Google nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas da França, que lidera em volume de buscas, com 440 mil pesquisas. O Brasil registrou 387 mil buscas. Os Estados Unidos ficaram em terceiro, com cerca de 276 mil buscas.

Em seguida, estão Itália, Alemanha, Reino Unido e Espanha, com 260 mil, 206 mil, 159 mil e 122 mil, respectivamente. Esses números evidenciam que a Black Friday, com o passar do tempo, expande os mercados e a economia global em sua totalidade, de promoções em lojas físicas a transações virtuais no e-commerce. 

O dado, segundo a Conversion, reforça a maturidade digital do consumidor brasileiro, sobretudo no que diz respeito à importância da internet como canal decisivo para essa data na busca por produtos e promoções.

Itens mais buscados

O levantamento pela Conversion também mostrou quais foram os itens mais procurados e que estão atrelados à busca por descontos no evento global. Para os brasileiros, os produtos que mais despertam o interesse na Black Friday são iPhone, geladeira, notebook, ar-condicionado, smartphone, PlayStation 5, passagens aéreas, air fryer, televisão e tênis. Ou seja, são produtos com valor potencialmente elevado no restante do ano, e que tendem a ter bons descontos na data promocional.

Considerando esse cenário, a agência de SEO conclui que é possível concluir que a posição elevada nas buscas e as preferências por itens estratégicos sugerem que o consumidor brasileiro, por exemplo, busca antecipar suas ações a partir de um processo de planejamento, dependendo menos, portanto, do impulso no momento de efetivamente realizar uma compra.

Como o lojista pode se posicionar melhor na Black Friday

Considerando o potencial econômico da Black Friday para marcas e varejistas que buscam destaque, traçar estratégias consistentes para aproveitar o salto de buscas que antecede a data é uma opção importante, com investimentos na otimização da estrutura do site e o conteúdo para aumentar a visibilidade e melhorar o posicionamento orgânico nos resultados de busca. 

A ação é essencial nesse processo, segundo a Conversion, pois permite que a marca seja encontrada pelos consumidores justamente quando estão pesquisando produtos ou serviços relevantes. Otimizar o conteúdo, as páginas de produtos e as categorias pode ser uma forma de capturar parte significativa do tráfego qualificado antes que o consumidor transite para outros marketplaces. Trata-se, portanto, de uma forma relevante de conversão, destaca a agência.

Essa constatação de que o Brasil é o segundo país que mais busca descontos na Black Friday mostra que existe, atualmente, um perfil de consumidor mais sofisticado e centrado, no sentido de procurar itens com alto índice de valor agregado por preços mais justos. “Para marcas e varejistas, traduzir esse evento em vendas exige, também, estratégia antecipada, conteúdo otimizado, presença orgânica forte e ofertas que realmente chamem atenção dos consumidores”, orienta a agência.

Origem da Black Friday

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos como um evento comercial que ocorria na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. No entanto, dado o grande fluxo de circulação de mercadorias, o evento acabou sendo apropriado pelo comércio global como uma data de grandes descontos no varejo e no e-commerce.

No Brasil, embora não seja feriado, o evento consolidou-se como um dos principais dias de promoção no calendário nacional. Para se ter noção, no ano passado, a edição de 2024 registrou um faturamento nominal de, aproximadamente, R$ 8 bilhões em vendas online – um avanço de 11% em relação a 2023, conforme dados compilados pela Neotrust Confi.

Para este ano, a previsão é que ocorra um faturamento recorde, de R$ 13 bilhões, no e-commerce, conforme previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O evento de 2025 ocorrerá no dia 28 de novembro. Para este ano, a previsão é que ocorra um faturamento recorde, de R$ 13 bilhões, no e-commerce, conforme previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O evento de 2025 ocorrerá no dia 28 de novembro.

Para acompanhar os estudos da Conversion siga o link: https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-seo/


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