Agência EY
A pandemia de Covid-19 alterou os hábitos do consumidor, que passou a comprar mais pela internet. Mas as lojas físicas continuam importantes para o setor de varejo, cujo futuro deve ser híbrido – meios físicos e digitais à disposição do consumidor. Aderir ao “figital” – combinação dos meios físico e digital de consumo – é o grande desafio do setor para atender plenamente o consumidor em sua experiência de compra.
Esse foi um dos temas debatidos durante a National Retail Federation (NRF), um dos mais prestigiados eventos anuais globais dedicados às tendências do varejo, em todo o mundo. Em sua 110ª edição, realizada janeiro em Nova Iorque (EUA), o evento voltou a ser presencial e contou com a participação de representantes do varejo e de consultores de todo o mundo. Durante os dias do evento, foram debatidos temas como o varejo pós-pandemia, supply chain, o metaverso em varejo, sustentabilidade e outros.
“Em nenhum momento foi posto em dúvida a importância das lojas físicas. No meio “figital”, o grande desafio é como entregar boas experiências para o consumidor nessa nova realidade, tanto nos canais digitais como nos físicos, de forma coesa e consistente para o negócio”, explica Natália Sperati, sócia de Business Transformation para Consumer Products e Retail da EY.