Há 120 anos, a Continental revolucionou a indústria automotiva ao lançar o primeiro pneu com banda de rodagem da história. Em 1905, os sulcos esculpidos manualmente no pneu aumentaram drasticamente a tração, a aderência e a segurança em vias molhadas, sujas ou com neve – um marco no desenvolvimento da mobilidade.
Com o crescimento no número de veículos, no peso e na potência dos motores, também aumentaram as exigências de desempenho e segurança. O lançamento do pneu com padrão de rodagem estabeleceu um novo patamar técnico e abriu caminho para inovações contínuas nas décadas seguintes.
“A estrutura do padrão de rodagem transformou a interação do pneu com o solo, proporcionando muito mais controle e segurança. Desde então, continuamos a evoluir, e, para além dos teste em pistas, hoje aplicamos ferramentas digitais e inteligência artificial para desenvolver e testar nossos modelos”, afirma Felix Hübner, chefe de Design de Padrões, Contornos e Design Industrial da divisão de pneus da Continental.
Do sulco artesanal ao design com IA
O que começou com sulcos longitudinais simples feitos à mão agora envolve softwares avançados de modelagem e simulações digitais. A Continental utiliza inteligência artificial para processar grandes volumes de dados e prever com precisão o desempenho físico dos pneus em diferentes condições. Essa abordagem virtual reduz o número de protótipos físicos, economiza recursos naturais e agiliza os ciclos de desenvolvimento.
Os pneus só são produzidos fisicamente após passarem por rigorosos testes digitais. Essa metodologia permite à empresa otimizar continuamente aspectos como tração, frenagem, resistência ao rolamento, ruído e desgaste.
Banda de rodagem é peça-chave da segurança
A banda de rodagem – a única parte do pneu que entra em contato direto com o solo – é decisiva para a segurança do veículo. Com uma área de contato equivalente a um cartão postal, ela precisa garantir aderência em diferentes superfícies, absorvendo e escoando água, lama ou neve para evitar aquaplanagem e perda de controle.
A Continental trabalha com diferentes tipos de banda de rodagem, adequadas a distintas aplicações e segmentos, como carros de passeio, veículos esportivos, frotas comerciais e pneus off-road.
O padrão de rodagem é composto por quatro elementos principais:
- Blocos: partes em relevo que garantem tração, aceleração e frenagem.
- Sulcos: canais entre os blocos que escoam a água e evitam aquaplanagem.
- Ranhuras (ribs): fileiras de blocos que melhoram a estabilidade e a precisão na direção.
- Lamelas: pequenos cortes nos blocos que aumentam a flexibilidade e o contato com o solo, melhorando a aderência em pisos molhados ou escorregadios.
A combinação desses elementos forma estruturas técnicas únicas, protegidas por mais de 1.700 patentes concedidas à Continental em todo o mundo.
De olho no futuro: eficiência e sustentabilidade
Assim como a segurança, a sustentabilidade é um dos principais pilares estratégicos da Continental. A companhia busca melhorar constantemente a durabilidade, o consumo de combustível e a resistência ao rolamento sem comprometer o desempenho. Isso inclui otimizações nas geometrias dos sulcos e lamelas, além da adoção de materiais e processos mais sustentáveis.
A empresa também considera as mudanças climáticas e novas legislações como fatores que influenciam diretamente no design de seus pneus. Com isso, a Continental se propõe a usar sua experiência centenária para equilibrar segurança, eficiência e responsabilidade ambiental nos próximos anos.