Crédito para compra de carros atinge em abril melhor patamar em dez anos -

Crédito para compra de carros atinge em abril melhor patamar em dez anos

Em 12 meses, concessão de novos financiamentos para veículos cresceu 26,8%, segundo o BC, superando de longe o avanço médio de 10,6% nas aprovações de empréstimos totais para pessoas físicas no período

Turbinado por campanhas agressivas de financiamento com taxas de juros reduzidas, bancadas pelas montadoras, e até juro zero e também pela retomada, em alguns casos, da modalidade “troca com troco”, o volume de novos financiamentos para compra de veículos cresceu 26,8% em valor nos últimos 12 meses até abril, segundo dados do BC.

Essa linha de financiamento ao consumidor, que encerrou abril com R$ 17,670 bilhões no total de novos empréstimos – cifra 69% maior que no mesmo mês de 2023 –, foi uma das que mais avançaram em 12 meses até abril. Perdeu a corrida apenas para o cartão de crédito parcelado (32%).

O ritmo de aprovação de novos créditos para aquisição de veículos em 12 meses até abril também superou de longe o avanço de novos financiamentos com recursos livres liberados para pessoas físicas como um todo, de 10,6%, no período.

Dados da B3, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos que entram como garantia em operações de crédito em todo território nacional (Sistema Nacional de Gravames), confirmam a disparada dos novos empréstimos. Abril foi o melhor mês para a venda de veículos financiados dos últimos dez anos, desde dezembro de 2014.

Entre comerciais leves, veículos pesados e motos, novas e usadas, foram vendidas 611 mil unidades por meio de financiamentos. É um volume 45% maior ante abril de 2023. O segmento que mais puxou o número de unidades financiadas em abril foi o de motocicletas, com crescimento de 47,3% ante abril de 2023, seguido por automóveis leves (42,7%) e veículos pesados (32,5%). No acumulado do ano até abril, as vendas financiadas somaram 2,2 milhões de unidades, com alta de 27% na comparação com igual período de 2023, aponta a B3.

Para o presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), Paulo Noman, o fator que mais tem pesado no aumento dos financiamentos de veículos novos são as campanhas das montadoras, por meio de seus bancos, para oferecer taxas de juros mais vantajosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas