Crescimento do negócio é o maior desafio enfrentado pelo varejo -

Crescimento do negócio é o maior desafio enfrentado pelo varejo

É o que revela pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para o encerramento do primeiro ciclo do ProVa, laboratório de inovação no varejo inaugurado em São Paulo

 

Por Redação Novo Meio ([email protected])

 O Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa) foi lançado em junho de 2018 no Shopping Freio Caneca, na capital Paulista, pelo então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Pieracciani Desenvolvimento de Empresas. O objetivo da iniciativa é apresentar soluções tecnológicas e fomentar a cultura da inovação no varejo brasileiro.

Desde a implantação do espaço, o Novo Varejo vem acompanhando de perto o trabalho. O ProVa oferece quatro salas equipadas com mesa de reunião e monitores para apresentação de conteúdo. Também disponibiliza aos varejistas um ambiente de coworking equipado com wifi gratuito para que varejistas e startups realizem atividades de escritório. Em uma sala separada do ambiente de circulação comum, o Laboratório de Inovação do Varejo possui um espaço destinado à experimentação de novos modelos de loja. A cada quatro meses, varejistas de diferentes segmentos têm a oportunidade de montar o espaço de acordo com ideais que têm para seus negócios podendo, nesse período, receber o feedback necessário dos especialistas para implementar ou não os conceitos na ‘vida real’. A metodologia utilizada prima pelos pilares da experimentação, adaptabilidade e associabilidade para inserir a cultura da inovação no ambiente do varejista brasileiro.

 

CICLO

O primeiro ciclo de seis meses do ProvA foi encerrado no final do ano passado e proporcionou uma série de constatações sobre as expectativas, necessidades e os desafios do setor varejistas como um todo.

Foram investidos no projeto R$ 4 milhões e, ao longo dos seis meses, passaram por lá mais de 1,8 mil empresários e profissionais do varejo, e foram realizadas 34 atividades, com a participação de 320 empresas de diferentes portes e regiões, além de 11 importantes parcerias firmadas com grandes associações e entidades ligadas ao varejo, como Anamaco, Acomac e Abióptica. O espaço é o primeiro da América Latina a reunir novas tecnologias, mentoria, coworking e diversas atividades e experiências, tudo gratuitamente, e ficará em operação por mais um ano e meio.

Pesquisa realizada pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) destaca que 75% dos varejistas entrevistados apontam o crescimento do negócio como sendo o maior dos desafios enfrentados por eles. Empatados, com 71,4%, aparecem gestão operacional e financeira e gestão de pessoas. O estudo destaca ainda que para 60,75% dos varejistas, a experiência do consumidor é algo desafiador; para 57,1%, a competitividade em relação aos demais players é uma barreira a ser vencida; e para 46,4%, as tecnologias e canais digitais é um caminho assombroso a ser traçado.


Notícias Relacionadas