Cúpula do Clima: EUA e China anunciam metas para reduzir as emissões de gases -

Cúpula do Clima: EUA e China anunciam metas para reduzir as emissões de gases

Eletrificação da frota e mudanças na matriz energética fazem parte das metas desses países. Os Estados Unidos querem cortar a emissão de gases do efeito estufa pela metade até o fim da década. Em abril, o presidente Joe Biden anunciou US$ 174 bilhões para a produção de veículos elétricos e instalação de pontos de recarga.

O presidente norte-americano, Joe Biden, abriu a Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira, 22, com o anúncio de investimentos no que chama de infraestrutura verde para garantir a meta de cortar a emissão de gases do efeito estufa pela metade até o fim da década. A nova meta visa fazer com que as emissões dos EUA caiam de 50% a 52% abaixo dos níveis de 2005 até 2030.

Embora não tenha entrado em detalhes, Biden defende que os cortes de emissões venham de usinas de energia, automóveis e outros setores da economia.

No início de abril, Biden anunciou que 8,7% da verba de US $2 trilhões para infraestrutura sejam destinados para acelerar a eletrificação no país, com incentivos fiscais para produção e venda de carros elétricos.

Nesse plano, além do comércio de veículos elétricos, Biden quer instalar anualmente 500.000 pontos de recarga pelo CONUS, de modo a dar suporte para um aumento expressivo na demanda por carros eletrificados, visto que o consumidor será beneficiado diretamente com bônus para compra do carro novo, desde que seja plugado na tomada.

O líder chinês Xi Jimping reforçou a importância de uma aliança com os Estados Unidos e outros países para o financiamento da transição energética. A meta chinesa é zerar as emissões até 2060.


Notícias Relacionadas