Dana amplia suas soluções para eletrificação e lança e-Axles para o segmento de veículos comerciais -

Dana amplia suas soluções para eletrificação e lança e-Axles para o segmento de veículos comerciais

A Dana anunciou, no início de setembro, a expansão de suas ofertas Spicer Electrified™ e-Powertrain com o lançamento de uma família de e-Axles, projetados para uma ampla variedade de aplicações em veículos comerciais pesados, das Classes 7 e 8. Os e-Axles Spicer Electrified™ Zero-8 complementam os sistemas de e-propulsão de veículos elétricos (EV) para serviços pesados da Dana, que atualmente equipam milhares de veículos em todo o mundo.

Os e-Axles Zero-8 elevam ainda mais os padrões de robustez e eficiência da tecnologia de eixo motriz da Dana e são precisamente projetados para aplicações exigentes em estradas. O novo portfólio e-Axle reforça a estratégia da Dana para atender o diversificado cenário de arquitetura elétrica dos veículos pesados (Classes 7 e 8), com soluções de trem de força diversificadas, incluindo sistemas para transmissão direta e agora sistemas e-Axle 4×2, 6×2 e 6×4 multivelocidade.

“A Dana utilizou toda a sua experiência global em sistemas pesados de e-Powertrain  para apresentar uma família complementar de e-Axles que oferece máxima eficiência, desempenho e confiabilidade”, disse Ryan Laskey, vice-presidente sênior do grupo Commercial Vehicle Drive and Motion Systems (Sistemas de Direção e Movimento para Veículos Comerciais) da Dana. “Essas novas plataformas de produtos utilizam nossos comprovados motores e inversores integrados verticalmente e fornecem aos nossos clientes soluções completas e aprimoradas para suas necessidades de veículos elétricos. Nossa equipe técnica está comprometida em oferecer as melhores soluções de emissão zero, especificamente construídas para esse fim.”

Os novos e-Axles são projetados para se integrarem facilmente à maioria dos chassis existentes. A plataforma utiliza tecnologias consagradas e verticalmente integradas da Dana, incluindo motores e inversores Dana TM4 ™, engrenagens de eixo de alta eficiência Spicer®, sincronizadores Graziano®, controladores de transmissão, software, sistemas e controles.

As configurações 4×2, 6×2 e 6×4 são compatíveis com freios a tambor ou disco e estão disponíveis como conjuntos totalmente integrados. Os eixos eletrificados variam de 52.000 Nm a 69.000 Nm de torque de saída nominal e suportam classificações de capacidade máxima de tração por eixo de 9.500 a 13.600 kg para configurações de eixo eletrônico único e de 18.000 a 23.500 kg para propulsão de eixo tandem eletrificado.

As características distintas adicionais do sistema são seu projeto de motor modular, que fornece fácil acesso para serviços e manutenção, e a capacidade de troca de motor para ampliar a faixa de aplicação das Classes 7 e 8, para melhor integração às plataformas eletrificadas dos clientes.

“Esses novos e-Axles são baseados em nossas tecnologias mais procuradas e comprovadas em campo”, acrescentou Laskey. “Eles estão atualmente sendo testados em todo o mundo em aplicações com bateria elétrica e célula de combustível, e estão prontos para adoção em escala total, à medida que o segmento de veículos comerciais continua a progredir para plataformas totalmente eletrificadas.”

Com estratégias de produção globais em andamento, a Dana tem compromissos com seus clientes OEM globais para entregas a partir do final de 2023.


Notícias Relacionadas
Read More

São Paulo apresenta plano para zerar emissões de gases estufa até 2050

Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, lançou hoje (3) o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP). Desenvolvido em parceria com a rede internacional de cidades C40, o plano pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na capital paulista até 2050.