Dana oferece kits de reparo para manutenção preventiva das juntas homocinéticas -

Dana oferece kits de reparo para manutenção preventiva das juntas homocinéticas

Kits permitem estender a durabilidade do componente

 manutenção das juntas homocinéticas é muito importante para a segurança e dirigibilidade dos automóveis e picapes, para que seus clientes tenham viagens tranquilas e seguras, mantendo os veículos em perfeito estado de funcionamento.

Os kits de reparo de junta homocinética permitem, de forma acessível e segura, estender a durabilidade deste valioso componente. Confira as dicas para a instalação do kit de reparo Spicer para uma junta fixa:
Para começar, é necessário ter em mãos torquímetro, saca pino, martelo de poliuretano, chave de fenda, alicate de braçadeira tipo “ponte”, alicate para aplicação de braçadeiras, alicate para anéis internos, extrator de terminais e extrator de juntas homocinéticas.

Remoção do Semieixo

Com o veículo ainda apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Em seguida, levante o veículo e remova a roda. Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Usando um extrator, remova o pivô e o terminal. Com a ajuda de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô. Finalmente, puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Se necessário, utilize um martelo de poliuretano para ajudar no processo.

Desmontagem da Junta Fixa

Remova as braçadeiras e afaste a coifa da junta fixa. Utilizando um extrator de junta homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do semieixo (onde fica posicionada a braçadeira da coifa). Coloque a porca da junta fixa e aperte até a liberação da trava. Remova a junta fixa e a coifa. Em seguida, remova toda a graxa velha da junta fixa utilizando solvente ou desengraxante. Detritos ou sujeira podem contaminar a graxa nova, por isso é importante limpar bem o semieixo para evitar contaminação.

Montagem da Junta Fixa

Comece montando manualmente a coifa. Aplique graxa na junta, começando pelo fundo e preenchendo toda a cavidade, movimentando a gaiola para facilitar o processo. Posicione o estriado da junta fixa no estriado do semieixo. Use um martelo de poliuretano para bater na extremidade da junta até encaixar o anel trava na ranhura da junta. Verifique se a junta está firme no eixo puxando pelo corpo. Aplique o restante da graxa na coifa. Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo para permitir a entrada de um pouco de ar. Fixe a braçadeira menor, posicionando-a no rebaixo do eixo.

Reinstalação do Semieixo

Coloque a ponta da junta fixa no cubo e encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção e aperte as porcas do pivô e do terminal de direção. Coloque a nova porca do semieixo (não reutilize a porca antiga), posicione a roda e os parafusos da roda. Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e aplique 280 Nm na porca do semieixo. Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da junta.

Para evitar danos e desgastes prematuros, após a instalação do semieixo, verifique a geometria do veículo. Certifique-se de que todas as etapas foram realizadas corretamente para garantir a longevidade e o bom funcionamento do sistema.

Recomendações Finais

Em nenhuma circunstância tente realizar consertos ou manutenções para os quais você não foi treinado ou não possui as ferramentas e equipamentos adequados. Sempre utilize óculos de segurança durante a manutenção para evitar ferimentos ou perda de visão. Tenha cuidado ao trabalhar com produtos que possuem pontas afiadas. A instalação correta do kit de reparo garante que a transmissão funcione suavemente, sem ruídos ou vibrações indesejadas, e prolonga a vida útil do sistema de transmissão, proporcionando uma direção mais segura e confortável.


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