Dana oferece kits de reparo para manutenção preventiva das juntas homocinéticas -

Dana oferece kits de reparo para manutenção preventiva das juntas homocinéticas

Kits permitem estender a durabilidade do componente

 manutenção das juntas homocinéticas é muito importante para a segurança e dirigibilidade dos automóveis e picapes, para que seus clientes tenham viagens tranquilas e seguras, mantendo os veículos em perfeito estado de funcionamento.

Os kits de reparo de junta homocinética permitem, de forma acessível e segura, estender a durabilidade deste valioso componente. Confira as dicas para a instalação do kit de reparo Spicer para uma junta fixa:
Para começar, é necessário ter em mãos torquímetro, saca pino, martelo de poliuretano, chave de fenda, alicate de braçadeira tipo “ponte”, alicate para aplicação de braçadeiras, alicate para anéis internos, extrator de terminais e extrator de juntas homocinéticas.

Remoção do Semieixo

Com o veículo ainda apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Em seguida, levante o veículo e remova a roda. Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Usando um extrator, remova o pivô e o terminal. Com a ajuda de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô. Finalmente, puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Se necessário, utilize um martelo de poliuretano para ajudar no processo.

Desmontagem da Junta Fixa

Remova as braçadeiras e afaste a coifa da junta fixa. Utilizando um extrator de junta homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do semieixo (onde fica posicionada a braçadeira da coifa). Coloque a porca da junta fixa e aperte até a liberação da trava. Remova a junta fixa e a coifa. Em seguida, remova toda a graxa velha da junta fixa utilizando solvente ou desengraxante. Detritos ou sujeira podem contaminar a graxa nova, por isso é importante limpar bem o semieixo para evitar contaminação.

Montagem da Junta Fixa

Comece montando manualmente a coifa. Aplique graxa na junta, começando pelo fundo e preenchendo toda a cavidade, movimentando a gaiola para facilitar o processo. Posicione o estriado da junta fixa no estriado do semieixo. Use um martelo de poliuretano para bater na extremidade da junta até encaixar o anel trava na ranhura da junta. Verifique se a junta está firme no eixo puxando pelo corpo. Aplique o restante da graxa na coifa. Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo para permitir a entrada de um pouco de ar. Fixe a braçadeira menor, posicionando-a no rebaixo do eixo.

Reinstalação do Semieixo

Coloque a ponta da junta fixa no cubo e encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção e aperte as porcas do pivô e do terminal de direção. Coloque a nova porca do semieixo (não reutilize a porca antiga), posicione a roda e os parafusos da roda. Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e aplique 280 Nm na porca do semieixo. Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da junta.

Para evitar danos e desgastes prematuros, após a instalação do semieixo, verifique a geometria do veículo. Certifique-se de que todas as etapas foram realizadas corretamente para garantir a longevidade e o bom funcionamento do sistema.

Recomendações Finais

Em nenhuma circunstância tente realizar consertos ou manutenções para os quais você não foi treinado ou não possui as ferramentas e equipamentos adequados. Sempre utilize óculos de segurança durante a manutenção para evitar ferimentos ou perda de visão. Tenha cuidado ao trabalhar com produtos que possuem pontas afiadas. A instalação correta do kit de reparo garante que a transmissão funcione suavemente, sem ruídos ou vibrações indesejadas, e prolonga a vida útil do sistema de transmissão, proporcionando uma direção mais segura e confortável.


Notícias Relacionadas
Read More

Pesquisa mostra que varejo é o segmento que mais investe em tecnologia

De acordo com estudo da Cortex, 19 mil varejistas investem em tecnologia pela necessidade de recursos para atender os seus consumidores, seja no sentido de conexão – através de aplicativos ou site – ou na parte de financeira para segurança e pagamento, para se tornar omnichannel.