Datafolha: 48% dos eleitores estão otimistas com a economia -

Datafolha: 48% dos eleitores estão otimistas com a economia

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que o número de eleitores otimistas com a economia cresceu de 33% para 48% entre Junho e Agosto

Os dados oficiais da economia brasileira têm sido revisados para cima, com uma expectativa de crescimento além da inicial. A despeito de ainda baixo, em torno de 2%, a previsão de crescimento na economia brasileira tem animado parte do eleitorado, segundo o Datafolha.

O Instituto de pesquisa, ligado à Folha de São Paulo, aponta que os dados de desemprego, que caiu abaixo dos 10% pela primeira vez desde 2015, e os números de inflação, que foi revisada para abaixo de 7% neste ano contra 10,6% em 2021, são alguns dos indicadores que têm chamado atenção.

Na prática, o varejo brasileiro ganhou mais importância por aqui do em países como Estados Unidos, onde respondia por 25% em 2004, contra 27% do PIB em 2020.

O crédito privado livre tem sido uma das causas para impulsionar o setor, com também para impulsionar investimentos em infraestrutura, outra surpresa positiva no PIB.

O resultado tem superado expectativas também de casas de análise, que previam no início do ano um crescimento abaixo de 1%. Já sob revisão, os dados apontam uma melhora na balança comercial, e um impulso vindo do varejo e do setor de serviços, responsável por ⅔ do PIB.


Notícias Relacionadas
Read More

Veículos ficarão ainda mais caros com a guerra na Ucrânia

Segundo a Anfavea, os preços dos carros não vão baixar. Por isso, a redução do IPI em 8,5% é um bom exemplo de medida que pode reduzir o custo Brasil, ao mesmo tempo em que o aumento do ICMS paulista, de 12% para 14,5%, agrava a situação.