De 09 a 13 de outubro, IAA é de -2,35% -

De 09 a 13 de outubro, IAA é de -2,35%

O efeito calendário, já que houve um feriado no meio dessa semana, somado ao cenário turbulento no exterior com a crise na Faixa de Gaza e as incertezas diante da política de juros norte-americana contribuíram para o resultado.

As ações automotivas negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo sofreram forte desvalorização de 09 a 13 de outubro, encerrando o período com variação negativa de -2,35%. O efeito calendário, já que houve um feriado no meio dessa semana, somado ao cenário turbulento no exterior com a crise na Faixa de Gaza e as incertezas diante da política de juros norte-americana contribuíram para o resultado.

Todas as ações automotivas, com exceção as da Riossulense (RSUL4) que manteve o ritmo de crescimento da semana anterior e fechou o período com valorização de 10%, sofreram desvalorização.

A maior queda registrada foi a da Mahle Metal Leve (LEVE3) -12,84%; seguida pela Marcopolo (OPOMO4) -6,22%; Schulz (SCHUL4) -3,28%; Iochpe-Maxion (MYPK3) -2,29%; Tupy (TUPY4) -1,87%; Randon (RAPT4) –1,81%  e Fras-le (FRAS3) -0,46%.

Índice de Ações Automotivas

O IAA é o novo índice criado pela Plataforma Automotiva para medir movimentações nas ações do segmento listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

A metodologia do estudo vai reunir as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, número médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que será comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.

Assim, o AfterLab– núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


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