Uma decisão da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) impede a aplicação, ao mesmo tempo, de duas penalidades tributárias: as multas de ofício (aplicada quando não há o pagamento do imposto) e as multas isoladas – impostas se não há cumprimento de obrigação relativa ao pagamento de imposto, como uma declaração ou classificação fiscal. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) pretende levar o tema à 1ª Seção.
O assunto chegou à 1ª Turma do STJ em recurso apresentado pela Célula Comércio e Importação de Autopeças e Acessórios. A empresa recorreu de decisão do Tribunal l Federal da 4ª Região (TRF-4), que indicou a possibilidade de cumulação das duas multas por terem naturezas distintas (Resp 1708819).
Notícias Relacionadas
Mais de 1,1 milhão de motos emplacadas no ano
Dados divulgados pela Fenabrave, indicam que no comparativo com outubro do ano passado 97 mil licenciamentos), as vendas do mesmo período deste ano foram 24% maiores.
Christiane Benassi
Programa Mover promete ser o carro-chefe do fomento à inovação nos próximos anos
Gerente de Inovação do FI Group detalha os pontos positivos e os desafios já mapeados do programa, inclusive com um comparativo em relação à Lei de Informática
Christiane Benassi - Andressa Melo
Para ACSP, taxa Selic trará reflexo direto para o varejo
De acordo com Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as pessoas terão cada vez mais dificuldades para fazer compras de maior valor
Christiane Benassi
Demanda do consumidor por crédito cresce 2,1% em novembro, diz Boa Vista
No ano, a busca por crédito avançou 5,1% e em 12 meses, 5,2%
Christiane Benassi











