Demanda do consumidor por crédito cai 4,3% em fevereiro -

Demanda do consumidor por crédito cai 4,3% em fevereiro

Em 12 meses, o indicador do birô de crédito ainda revela forte crescimento, de 12,5%

Diário do Comércio

A demanda do consumidor por crédito recuou 4,3% na passagem de janeiro para fevereiro, informou a Boa Vista. A queda foi puxada pelo segmento não financeiro – como cartão de crédito de redes varejistas -, que recuou 5,7% na variação mensal.

Ao cair 4,3%, a demanda por crédito anula o resultado de janeiro, quando houve alta de 4,3% na comparação com dezembro de 2021. Já na comparação interanual o ritmo segue elevado, com alta de 17,4% sobre fevereiro do ano passado. Esse resultado acelerou o crescimento em 12 meses, que passou de 9,1% para 12,5%.

“O ritmo forte de crescimento em 12 meses, contudo, tende a perder o fôlego à medida que o cenário econômico não melhora. As pressões inflacionárias que já eram elevadas só aumentaram depois do início do conflito entre Rússia e Ucrânia”, diz a Boa Vista.

O segmento financeiro – crédito de banco, financeiras, fintechs – teve queda de 2,0% na comparação mensal e alta de 29,4% na comparação com fevereiro de 2021.

O segmento não financeiro caiu 5,7% no mês e subiu 9,3% na comparação interanual.

O indicador se manteve num ritmo de alta na curva de longo prazo, mas o resultado de fevereiro voltou a posicioná-lo abaixo do nível observado no período pré-pandemia (fevereiro de 2020).


Notícias Relacionadas
Read More

BC anuncia mudanças no PIX

Entre outras medidas, que entram em vigor em novembro, está previsto que transações por dispositivos de acesso não cadastrados terão limite diário de até R$ 1 mil