Demanda do consumidor por crédito cai 4,3% em fevereiro -

Demanda do consumidor por crédito cai 4,3% em fevereiro

Em 12 meses, o indicador do birô de crédito ainda revela forte crescimento, de 12,5%

Diário do Comércio

A demanda do consumidor por crédito recuou 4,3% na passagem de janeiro para fevereiro, informou a Boa Vista. A queda foi puxada pelo segmento não financeiro – como cartão de crédito de redes varejistas -, que recuou 5,7% na variação mensal.

Ao cair 4,3%, a demanda por crédito anula o resultado de janeiro, quando houve alta de 4,3% na comparação com dezembro de 2021. Já na comparação interanual o ritmo segue elevado, com alta de 17,4% sobre fevereiro do ano passado. Esse resultado acelerou o crescimento em 12 meses, que passou de 9,1% para 12,5%.

“O ritmo forte de crescimento em 12 meses, contudo, tende a perder o fôlego à medida que o cenário econômico não melhora. As pressões inflacionárias que já eram elevadas só aumentaram depois do início do conflito entre Rússia e Ucrânia”, diz a Boa Vista.

O segmento financeiro – crédito de banco, financeiras, fintechs – teve queda de 2,0% na comparação mensal e alta de 29,4% na comparação com fevereiro de 2021.

O segmento não financeiro caiu 5,7% no mês e subiu 9,3% na comparação interanual.

O indicador se manteve num ritmo de alta na curva de longo prazo, mas o resultado de fevereiro voltou a posicioná-lo abaixo do nível observado no período pré-pandemia (fevereiro de 2020).


Notícias Relacionadas