Desempenho do varejo eleva otimismo com PIB do 4º tri -

Desempenho do varejo eleva otimismo com PIB do 4º tri

Promoções de Black Friday e vendas de veículos ajudam desempenho em novembro do setor no conceito ampliado

As vendas do varejo ampliado surpreenderam positivamente em novembro e ajudaram a reduzir a sensação, entre economistas, de que o Produto Interno Bruto (PIB) registrará queda no quarto trimestre de 2023. A volatilidade entre os segmentos do setor, porém, continuou elevada e parte do resultado positivo do mês é atribuída a fatores pontuais, ponderam os analistas.

O volume de vendas no varejo restrito, que inclui setores como supermercados e vestuário, ficou praticamente estável em novembro, com ligeiro avanço de 0,1% ante outubro, na série com ajuste sazonal, divulgou ontem o IBGE.

O varejo ampliado, contudo, cresceu 1,3% em novembro, ante outubro, feito o ajuste, bem acima da projeção mediana de 0,4% e da maior estimativa, de 1%. O varejo ampliado, além dos segmentos do restrito, inclui veículos, material de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo (o “atacarejo”) e é tido como mais relevante para o cálculo do PIB.


Notícias Relacionadas
Read More

Aumento na conta de luz deve refletir preços no varejo

Um estudo da CNC, cita Bentes, revela que para cada 1% de aumento no preço da energia, é necessário repassar 0,44% no preço, e o empresário consegue “dividir o imposto com o consumidor”, assumindo 0,56%. Essa estimativa, contudo, é válida para situações de normalidade, que não é o caso do quadro atual, de acordo com o economista.