Para consultor do Sebrae, fator humano segue sendo ativo mais importante para a produtividade de um negócio. Participe encaminhando sua dúvida para nossa redação
Por Lucas Torres ( [email protected])
Mesmo em um mundo cada vez mais digital, em que robôs têm gradativamente tido a capacidade de interação e execução de tarefas aumentada de forma exponencial, o ser humano segue sendo o ativo mais valioso e determinante para o sucesso de uma empresa – sobretudo no segmento varejista, que realiza contato direto com o consumidor.
Nesse cenário, é claro que segue sendo fundamental a atenção contínua e processos bem definidos na hora de selecionar os colaboradores, observando não apenas suas qualificações técnicas para a função, mas também avaliando perfis e a compatibilidade com a cultura da empresa.
Ainda mais importante que isso, no entanto, em uma sociedade que cresce em imediatismo e volatilidade, os gestores têm de dar atenção especial à continuidade do desenvolvimento profissional de seus colaboradores, a fim de mantê-los alinhados com o propósito do negócio e tão motivados por crescimento e resultados quanto seus líderes, não apenas para evitar o turnover, mas para prevenir a disseminação de uma postura complacente dentro do quadro de funcionários.
Interessado nessa tarefa, o gerente comercial da Autopeças Rodrigues de São Paulo (SP), Rodrigo Rodrigues, buscou nossa reportagem para questionar o corpo de consultores do Sebrae sobre segredos e estratégias na administração dos recursos humanos.
Leia a seguir a terceira edição do ‘Canal Sebrae de Consultoria’ e envie você também suas dúvidas para a redação do Novo Varejo.
Rodrigo Rodrigues – gerente comercial da Autopeças Rodrigues, de São Paulo (SP)
Quais são as novas estratégias sobre desenvolvimento humano para motivar e engajar pessoas a fazerem o seu melhor, exercerem respeito, gratidão e terem foco nas metas da empresa?
Adriano Campos – consultor do Sebrae-SP
O desenvolvimento humano é um grande desafio, ainda mais em tempos de grandes mudanças como os que vivemos hoje. Mesmo com o imenso avanço tecnológico e a virtualização de muitos serviços, o fator humano ainda é o recurso mais importante para a produtividade de um negócio. Por isso é tão importante atuar para motivar e engajar as pessoas nos objetivos da empresa.
Ainda assim, embora investir em pessoas possa parecer óbvio, como fazê-lo se mostra um grande desafio. Por isso, algumas práticas simples podem trazer resultados interessantes. São elas:
· Seja uma liderança inspiradora. As pessoas tendem a seguir e até mesmo repetir os comportamentos positivos e negativos de seus líderes. Dê o exemplo, seja otimista, tenha foco em resultados e na solução dos problemas. Se o dono da empresa se envolve diretamente e tem comprometimento com os resultados, seus funcionários certamente o farão também;
· Valorize esforços e seus resultados. Nem sempre o resultado é positivo, mas se a iniciativa foi interessante ela deve ser reconhecida, avaliada e parabenizada;
· Ofereça feedback constante, de forma consciente e com o uso de técnicas. Não caia na tentação de agendar reuniões de feedback que sempre são adiadas devido às urgências diárias;
· Celebre as vitórias, até mesmo aquelas pequenas. É uma forma de manter a autoestima da equipe elevada e demonstrar que todo esforço vale a pena;
· Demonstre quais são as oportunidades de crescimento que os colaboradores podem ter se apresentarem boa performance. Lembre-se que crescimento não está ligado somente a promoções a cargos, mas também à possibilidade de estudo, novas experiências, contatos com clientes especiais, entre outros. O ser humano tem a necessidade de conseguir, pelo menos, visualizar um pouco sobre as possibilidades futuras;
· Adote a gestão à vista, isto é, seja transparente. Compartilhe e mantenha as informações básicas no mesmo nível para toda a sua equipe. Certamente eles se sentirão parte de um grupo e saberão como lidar em situações imprevistas do dia a dia;
· Dê autonomia e responsabilidade. Pessoas se sentem mais capazes e valorizadas quando é dada a elas uma tarefa relevante;
· Ofereça boas “desculpas” para a equipe se manter integrada e equilibrar a vida pessoal e profissional. Crie momentos diários que possam estimular a comunicação da equipe, como, por exemplo, reuniões coletivas, espaço de “descompressão”, eventos externos, intercâmbio ou rodízio de equipe, treinamentos, entre outros.
Lembre-se de que os funcionários são o maior patrimônio de um negócio.
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