Desenvolvimento pessoal do vendedor atrelado aos valores da empresa é o segredo da metodologia coaching -

Desenvolvimento pessoal do vendedor atrelado aos valores da empresa é o segredo da metodologia coaching

Febre no mundo dos negócios, contratação de profissionais coach podem variar entre R$ 200,00 e R$ 1.000,00 por sessão

Febre do business mundial no início dos anos 2000, a metodologia do coaching ainda é um fenômeno recente nas empresas brasileiras. Seu boom ocorreu há exatos 10 anos quando a criação do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) impulsionou a pulverização da técnica para além das multinacionais, fazendo-a parte integrante da realidade de pequenas empresas e até indivíduos que desejam evoluir pessoal e profissionalmente.

A grande chave, digamos, ‘revolucionária’ do coaching é levar para o plano do desempenho empresarial objetivo a subjetividade de valores mais humanos, como a felicidade e o bem-estar da equipe de trabalho. De acordo com dados da International Coach Federation (ICF), 25% da melhoria dos resultados nas equipes de vendas que se utilizam do coach advêm da unicidade do desejo por evolução pessoal de cada vendedor e os objetivos de performance da empresa. Ou seja, o desenvolvimento pessoal de cada colaborador é diretamente proporcional ao maior sucesso da empresa enquanto organização.

Para o diretor executivo da WA Marketing & Consultoria Comercial e especialista em coaching aplicado às organizações, Lucas Diegues, o coaching organizacional é, em resumo, um elemento facilitador que propicia a tomada de consciência, a identificação de um potencial, a obtenção ou reforço da autoestima, a identificação de objetivos e a elaboração e o acompanhamento de planos de ação para a performance de indivíduos. “A combinação de tudo isso pode melhorar em até 30% os resultados comerciais de um varejo em apenas um semestre”.

Diegues explica que o ‘grande pulo do gato’ da metodologia é que, ao trabalhar cada colaborador individualmente, é possível atingir diferentes pontos-chave de melhora que um treinamento genérico não seria capaz de fazê-lo. “Se um colaborador é introspectivo e identificou-se que, para alavancar as vendas, a eloquência verbal necessita ser desenvolvida, é aconselhável recorrer a questionamentos como ‘em qual situação profissional você foi mais comunicativo?’, ‘quais resultados obteve com essa atitude?’ e ‘como poderia utilizar esse atributo com mais frequência?’. Assim, será possível conduzir o profissional, gradativamente, ao florescimento interno esperado”, afirma o especialista.


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