Na era da transformação digital, da indústria 4.0, da uberização e das inovações disruptivas, a tecnologia está por toda a parte
Nesta terça-feira, dia 16 de outubro, é lembrado o dia da Ciência e Tecnologia. A data serve como reflexão da importância de se valorizar as grandes descobertas nesse campo e incentivar o desenvolvimento da pesquisa e inovação.
Na era da transformação digital, da indústria 4.0, da uberização e das inovações disruptivas, não há como negar que a tecnologia faz parte intrínseca de todos os processos das nossas vidas e das empresas que formam a estrutura econômica na sociedade contemporânea.
De modo a ilustrar como a tecnologia faz parte constante do nosso cotidiano, ouvimos especialistas, que listaram cinco aplicações em que esta se faz presente hoje. Veja abaixo:
Tecnologia no dia a dia
Big Data. Internet das Coisas. Inteligência artificial. Talvez você não saiba, mas todos esses conceitos estão mais próximos das nossas vidas diárias do que você possa imaginar. Vivemos na era em que a integração do mundo físico e o virtual estão combinando, e a informação está cruzando essas duas “plataformas” de maneira uniforme. A força motriz dessa transformação é a explosão de dados alimentada por um crescente número de dispositivos finais e fluxos de dados mais ricos, conta Leonardo Santos, CEO da Semantix, empresa especializada em Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Análise de dados.
Tecnologia para o Varejo
Termos como Big Data, Internet das Coisas e computação em nuvem estão cada vez mais presentes em diversos setores, e com o varejo não é diferente. Esses elementos fazem parte do conceito de transformação digital, que contempla as adaptações realizadas pelas empresas para satisfazer as exigências tecnológicas atuais do seu público. O avanço da tecnologia fez com que as redes de varejo começassem a se preocupar em como as novas ferramentas poderiam agregar e digitalizar seus negócios, afirma Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.
Tecnologia na gestão pública
Aumentar a eficiência na relação da população com a esfera governamental já se faz presente por meio da tecnologia. A evolução tecnológica das últimas décadas começa a forçar o poder público a melhorar seus processos. A centralização da administração pública em um recurso tecnológico consegue envolver as duas pontas necessárias que caracterizam as melhores ações governamentais: o aumento na qualidade do serviço prestado pelos servidores e a rapidez no atendimento envolvendo os cidadãos e as empresas, avalia Jaison Niehues, sócio-fundador da 1Doc, plataforma web de comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos.
Tecnologia dentro das empresas
Já não é mais novidade que a tecnologia vem mudando a dinâmica de todo o mercado de trabalho. Muitas tarefas manuais serão automatizadas nos próximos anos, possibilitando que os profissionais deem foco em tarefas mais estratégicas e que favorecem os relacionamentos e negociações. Na realidade, os empregos das gerações futuras ainda não existem e as pessoas devem se preparar para as oportunidades que poderão surgir em função dos impactos da tecnologia nas empresas, avalia Carolina Cabral, sócia-diretora da Nimbi, especializada em tecnologia para a cadeia de suprimentos.
Tecnologia para profissionais autônomos
Em momentos de dificuldades no ingresso de pessoas no mercado de trabalho, a tecnologia, como em todos os setores e âmbitos, entra para ajudar o profissional nesta movimentação. Com a revolução dos smartphones, hoje com 92% de usuários no Brasil, e o surgimento dos aplicativos de serviços, o trabalhador, por conta própria recebeu uma ferramenta de desenvolvimento e auxílio. Um suporte no qual o ajudará a se tornar um empreendedor do seu negócio, diz Márcio Pascal, CEO da Zauty, aplicativo que oferece serviços de beleza, como manicure/pedicure, depilação, massagem, cabelo, entre outros.