Dia do Balconista de Autopeças: saiba como a data nasceu -

Dia do Balconista de Autopeças: saiba como a data nasceu

Criação Dia do Balconista de Autopeças teve participação direta da Editora Novo Meio junto ao poder público

Não importa se sua empresa é da indústria, da reparação, do varejo ou da distribuição. Se você é do aftermarket automotivo, você sabe o papel fundamental que o vendedor de varejo das lojas do segmento exerce para o funcionamento da cadeia.

Por conta disso, nada mais justo do que o mercado reservar ao menos uma data por ano para celebrar o Dia do Balconista de Autopeças.

Embora pareça óbvia, no entanto, essa homenagem, feita anualmente em 26 de novembro, não existe há tanto tempo assim. Sua criação se deu apenas no ano de 2010 por meio de Lei Municipal da cidade de São Paulo, município dono da maior frota de veículos do país.

Para se tornar a pauta da Câmara Municipal da capital paulista, o Dia do Balconista de Autopeças contou com o suporte de uma união de peso entre o Novo Varejo Automotivo, principal veículo do varejo de reposição, e o Sincopeças-SP, entidade representante dos varejistas da cidade.

Desde então, a data foi abraçada pelo mercado nacional como um todo – e até pela imprensa especializada do setor, aí sim um reconhecimento público à iniciativa da Novo Meio.

Vale pontuar que, da data do estabelecimento desta homenagem para cá, esses profissionais galgaram posições importantes dentro do mercado.

Exemplo disso é o fato dos homenageados do Dia do Balconista de Autopeças terem ganhado uma certificação própria no ano de 2023.

Trata-se da certificação para vendedores de autopeças elaborada pelo IQA, que é um órgão promotor da qualidade no setor automotivo e congrega tanto montadoras quanto o mercado de reposição. Tem, portanto, total legitimidade para oferecer este serviço aos profissionais do setor. 

A certificação IQA é, inclusive, alicerçada em outra importante evolução para a categoria: a norma ABNT NBR 16999 para os vendedores de componentes automotivos. Portanto, temos aí aquilo que as pessoas costumam chamar de ‘círculo virtuoso’ que se fecha, afinal, com a valorização e o aprimoramento dos profissionais que comercializam os produtos para a manutenção veicular.

De acordo com o gerente de serviços do IQA, a iniciativa foi criada com o objetivo central de certificar profissionais que apresentam competências e conhecimento sobre toda a estrutura e componentes do veículo,além de dominarem as normas relacionadas ao setor e a utilização dos catálogos de peças. “O balconista precisa entender todo o funcionamento do automóvel, como funciona o motor, os sistemas de injeção e de freio para que possa também auxiliar na venda. Tudo é avaliado dentro da certificação”, explicou Fabiano.

O gerente do IQA aponta ainda que, além de ser um diferencial para o currículo do profissional, a certificação também se torna uma vantagem competitiva para os negócios, uma vez que um profissional qualificado pode oferecer um melhor atendimento, estabelecer credibilidade com os clientes e aumentar as vendas.

No Dia do Balconista de Autopeças 2023, aliás, o Novo Varejo deu um presente e tanto a esses profissionais ao fechar uma parceria com o IQA para oferecer três cortesias aos profissionais que melhor definissem, em poucas palavras, o real significado desta profissão para o mercado.


Notícias Relacionadas