Empresa nasceu com o objetivo de distribuir parafusos e miudezas para o mercado de reposição
Por Redação Novo Meio (jornalismo@novomeio.com.br)
A Dinpar – Distribuidora Nacional de Parafusos e Peças Ltda. iniciou suas atividades em agosto de 1988. A empresa surgiu da Paramar, tradicional distribuidora de fixação automotiva na linha Diesel, que na época decidiu montar uma operação especialmente voltada para veículos leves e utilitários com o objetivo de distribuir parafusos e miudezas para o mercado de reposição dessa linha.
De lá para cá, a empresa se firmou no mercado, tornando-se referência em seu segmento.
O primeiro a chegar foi o engenheiro industrial Rodolfo Zorzal, que na época era gerente industrial na Probel, empresa que fabricava bancos e peças automotivas, espumas industriais, colchões e móveis. Dois anos após sua fundação passa a fazer parte da equipe o engenheiro Tarcisio Trevizol Jr., recém-chegado da Amazônia Projeto Jari, formado em engenharia florestal e mestre em informática.
Para contar um pouco mais desta história, a reportagem do Novo Varejo conversou com Rodolfo Zorzal, diretor da Dinpar.
Novo Varejo – Como é o portfólio da Dinpar hoje?
Rodolfo Zorzal – Continuamos especializados e focados em fixação, com mais de 7000 itens deste segmento.Comercializamos também uma linha de produtos químicos automotivos fabricada por fornecedores de qualidade comprovada. E completamos o portfólio com milhares de miudezas e autopeças de alto giro. Em números: são mais de 23.000 itens de qualidade produzidos por 280 fornecedores.
NV – Quais foram as principais conquistas da Dinpar nestas três décadas de atuação?
RZ – Somando minha experiência industrial aos conhecimentos em computação do Tarcísio a Dinpar desenvolveu uma das mais completas linhasde fixação e miudezas para veículos leves e utilitários do mercado nacional. O aumento do volume de negócios exigiu novas instalações: em 1993, a Dinpar construiu a unidade 1, onde inicialmente foi instalada a estrutura comercial e operacional. Em 2005, adquiriu o galpão – unidade 2 – onde instalou o estoque então ampliado para mais de 15 mil itens. Após várias adequações ao mercado em desenvolvimento, a Dinpar chegou a um catalogo técnico e prático para consultas que se tornou referência no balcão das lojas de autopeças, casas de parafusos e ferragens, devido à qualidade das informações e ilustrações dos itens comercializados. Com informações técnicas precisas e atendimento especializado, entregas rápidas e produtos de qualidade, a Dinpar transformou um segmento de itens difíceis de se trabalhar em linhas de produtos necessários à manutenção automotiva e raros até então no mercado de reposição. Em poucas palavras: “PEQUENOS ITENS viraram ÓTIMOS NEGÓCIOS”. Tudo isso operado com avançada informatização e logística em mais de 3.500 m2 de instalações próprias.
NV – Que paralelo é possível traçar entre o mercado em 1988 e 2018?
RZ – Em 1988 enfrentávamos uma inflação enorme que corroía o resultado das empresas e o poder de compra do consumidor, mas a perspectiva de governos a seremeleitos democraticamente trazia a esperança nos novos tempos. Neste 2018 temos uma inflação controlada, um mercado muito mais adulto,mas somos sufocados por uma recessão infindável e pela falta de perspectiva de que o novo governo que se aproxima possa fazer o país crescer com sustentação. É continuar trabalhando e fazendo nossa parte.
NV – Quais são as perspectivas do mercado brasileiro de reposição e como a empresa se encaixa nessas perspectivas?
RZ – O mercado está mudando rapidamente e entendemos que uma grande mudança no modelo de distribuição tal como o conhecemos hoje já está batendo a nossa porta. As linhas de produtos precisam ser atualizadas a cada dia e o cliente exige cada vez mais informação técnica e eficiência na venda e entrega dos produtos.
NV – O Brasil elegerá este ano um novo presidente da República. Qual seria o perfil ideal para que o país retome o rumo do crescimento?
RZ – A resposta precisa de um toque de humor: alguém que fosse um “santo” na honestidade administrativa, um“cirurgião” para eliminar os pontos “doentes” de nossa democracia e um “gênio” na criação de alternativas de desenvolvimento. Note que este é basicamente o perfil do empresário brasileiro que luta dia a dia com uma carga tributaria desigual e mesmo assim se mantem honesto aos seus compromissos, cria e se reinventa todos os dias para achar estas alternativas de desenvolvimento. Talvez o perfil mais adequado seja o de um empresário que saiba fazer um pouco de politica ao invés de um politico que tenta ser administrador
NV – Como a Dinpar se prepara para as inovações tecnológicas dos carros, do mercado, além da própria evolução do consumo, cada vez mais impactada pelas ferramentas digitais?
RZ – Acompanhar a evolução é prioridade na Dinpar. Fomos pioneiros em entender que “travas químicas” são produtos de fixação, e lançar uma linha completa de silicones e vedadores. Prevendo a substituição de parafusos e porcas por grampos e rebites plásticos, lançamos milhares de itens no segmento. E como o cliente precisa ter acesso simples e rápido às especificações técnicas dos produtos, estamos desenvolvendo um sistema integrado com o cliente que facilitará a pesquisa técnica dos produtos e todos os dados necessários para uma compra perfeita.
NV – Este ano a Dinpar conquistou o prêmio Maiores e Melhores, ficando em 1° lugar na categoria “Fixação”. O que isso significou para a empresa?
RZ – Um reconhecimento do mercado de reposição automotiva. Várias vezes já fomos honrados com a escolha de nossa empresa para esse prêmio. Isso nos dá a certeza de que durante estes 30 anos nos mantivemos fiéis ao nosso objetivo de distribuir produtos de fixação automotiva como também a responsabilidade de melhorarmos a cada dia. E continuaremos a fazer isso com muita dedicação. Afinal, “fixação automotiva é nosso negócio”.
Muito boa as matérias!!!