Parceria de conteúdo entre o Novo Varejo e empresa NPD informa que, considerando o universo de distribuidores auditados pela NPD no Brasil, o faturamento do mercado de autopeças teve queda de -9% no mês de agosto, em relação a agosto de 2018. No entanto, quando considerado o acumulado de 2019, o resultado é positivo: faturamento do aftermarket na distribuição cresce 3% (janeiro a agosto 2019).
A queda do faturamento em agosto foi resultado da redução na quantidade de autopeças comercializadas (-17% contra agosto de 2018). A queda dos volumes de venda foi atenuada pelo aumento nos preços de venda: subiram +9% no mês.
Das 14 categorias monitoradas mensalmente pela NPD no Brasil, apenas “Sistema de Escapamento” não sofreu perda de faturamento em agosto 2019. E quase todas apresentaram redução nas unidades comercializadas, exceto o grupo de produtos de “Elétricos Rotativos”, que também tiveram redução nos preços de venda.
A NPD monitora atualmente mais de 180 fabricantes com atuação no aftermarket brasileiro: 63% tiveram retração no faturamento em relação a agosto de 2018.
A categoria “Transmissão”, uma das 14 atualmente reportadas pela NPD, apresentou queda de -12% no faturamento.
A queda no volume comercializado foi ainda maior (-23%) com aumento no preço médio nas peças (+14%).
Nesta categoria a NPD acompanha o desempenho de mais de 70 fabricantes e 57% apresentaram queda na receita frente a agosto de 2018.