Dívidas com bancos e cartão de crédito chegam ao menor patamar do ano -

Dívidas com bancos e cartão de crédito chegam ao menor patamar do ano

Número de inadimplentes no Brasil atinge 71,8 milhões.
alt=homem segurando uma caneta faz contas em um calculadora para checar números e dados em gráficos coloridos
Crédito: Shutterstock

As contas com bancos e cartão de crédito tiveram uma queda de 0,31 pontos percentuais entre agosto e setembro, passando de 29,2% das pendências financeiras no Brasil para 28,9%. Esse é o menor volume do ano, que já chegou a 31,9% em maio. É o que aponta a mais recente edição do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, lançada hoje (24/10), com dados do mês de setembro de 2023.

O levantamento também registrou queda de 0,64 p.p. no setor das contas básicas de água, luz e gás, que passou de 24,4% para 23,8%

Já o número de brasileiros inadimplentes teve leve alta em alta em setembro. Foram 71,8 milhões contra 71,7 milhões em agosto, uma variação de 0,12%. Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. As faixas etárias mais afetadas foram de 41 a 60 anos de idade (34,9%) e de 26 a 40 anos de idade (34,5%).

Programa Desenrola

Em um momento de incentivo à renegociação de dívidas com o programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, a plataforma Serasa Limpa Nome registrou 3,05 milhões de débitos renegociados em setembro, com R$ 8,96 bilhões de descontos concedidos.

Algumas empresas parceiras disponibilizam no aplicativo da Serasa ofertas que podem ter o mesmo desconto para pagamento à vista ofertados pelo credor no programa.


Notícias Relacionadas
Read More

Pesquisa revela comparativo de preços em marketplaces

Estudo comparou os preços oferecidos nos dez sites com maior participação no mercado de e-commerce brasileiro para 328 produtos comuns, ou seja, que podem ser encontrados com as mesmas características e versões em vários serviços de compras.