O foco da digitalização do canal de venda B2B é ser mais uma forma de venda ao ponto de venda. O canal digital deve sempre atuar em conjunto com os demais canais de venda da empresa. Portanto, o foco deve ser sempre no comprador B2B, deixar ele comprar como quiser, onde quiser e quando quiser.
Terão compradores que sempre irão preferir uma visita presencial do vendedor e tem outros compradores que ficarão muito mais bem atendidos se puderem comprar sozinho, no modelo self-service.
Quais os principais objetivos
- Potencializar o Time Comercial: ampliação de Venda fazendo o atual time comercial ser mais produtivo;
- Expansão Geográfica: capacidade de atingir 100% dos clientes potenciais num país continental como o Brasil;
- Venda para clientes Cauda Longa ou com Baixo retorno com vendedores presenciais: capacidade de atingir 100% dos clientes potenciais num país continental como o Brasil;
- Reposição de Estoque sem necessidade do vendedor fisicamente presente: permite que clientes reponham seus estoques e comprem a qualquer momento, de qualquer lugar;
- Padronização Digital de Captação de Pedidos: elimina recebimento de pedidos por e-mail, app de mensagens, telefone, etc, sem padrão e sujeitos a erros;
- Acesso a Mix de Produtos e Preços: clientes têm acesso online ao seu mix de produto e informações de preços e posição de estoque;
- Acompanhamento de Pedidos: permite ao cliente acompanhar seu pedido e acesso a todo seu histórico de compras;
- Vendas em Campo: vendedores remotos podem colocar pedidos e consultar dados de clientes e suas compras.
(fonte: E-commerce Brasil)