E-commerce: Como aumentar as vendas e superar as expectativas do cliente em 2019? -

E-commerce: Como aumentar as vendas e superar as expectativas do cliente em 2019?

Por Adriano Caetano*

Comprar online é uma tendência que ganha força ano a ano entre os consumidores. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado eMarketer, até 2021 devem ser alcançados cerca de USD 4,9 trilhões em vendas globalmente no segmento de e-commerce, representando 17,5% do total de transações no varejo.

O aumento da demanda por vendas online está atrelado a atual facilidade ao acesso à internet e a popularização dos smartphones. Deste modo, os consumidores estão cada vez mais alertas em relação às ofertas e em busca de atendimento personalizado. Por isso, é fundamental criar estratégias consistentes para impulsionar as vendas e superar as expectativas dos clientes em 2019.

 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma tendência que já está sendo adotada por muitos empreendedores no Brasil. Segundo números da Associação de Marketing Promocional (Ampro), em 2016, o marketing integrado gerou R$ 43,9 bilhões às empresas brasileiras e a expectativa é de que esse número suba 62% até o fim de 2019.

O marketing digital traz consigo o conceito de persona, que pode ajudar os lojistas, por meio de pesquisas, a encontrar um perfil detalhado de seus consumidores. Assim, as estratégias serão direcionadas ao público correto e que realmente deseja consumir o produto ofertado em sua loja. É importante começar a incorporar estes conceitos em seu negócio, caso contrário, há risco de não atingir clientes que se encaixem em sua proposta, o que impactará nas vendas e na fidelização.

 

Ferramentas para automação

Investir em ferramentas para automação e modernização de gestão é uma forte tendência no mundo corporativo. Esse tipo de recurso garante que sua loja virtual possua novas soluções para otimizar o atendimento, reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade, e consequentemente, obter melhores resultados de vendas.

Um exemplo é investir em uma ferramenta de gestão mais robusta e que tenha integrações de automação, com recursos que permitem a otimização de e-mail marketing, ERP, logística entre outros. Esta adesão traz ao trabalho mais precisão e oferece margem para que a equipe fique focada em assuntos prioritários, como a qualidade do atendimento ao cliente.

Outro recurso de gerenciamento muito utilizado, inclusive pelos clientes da plataforma Nuvem Shop, é o WhatsApp Commerce. Este recurso pode ser integrado a loja virtual para que o cliente possa realizar o envio de notificações, pagamentos e emissão de pedidos que serão encaminhados automaticamente ao cliente final. Processos como estes simplificam a rotina do seu negócio e garantem maior produtividade, qualidade e rapidez no atendimento.

 

Atendimento ao cliente

O suporte ao consumidor é imperativo para garantir a fidelidade dos clientes. Um estudo recente sobre experiência do cliente no Brasil, intitulado CXTrends, indica que 55% das empresas não estão satisfeitas com o atendimento que oferecem a seus clientes, resultado que diminuiu em relação à 2017.

Hoje já existem diversas ferramentas focadas em atendimento que fornecem assistência via e-mail, chat, mídias sociais, entre outros. Uma dica é realizar a análise contínua do atendimento prestado, assim é possível avaliar os pontos que podem ser melhorados e oferecer um suporte ainda mais personalizado ao cliente.

Fique atento e não deixe de seguir estas tendências para agregar valor ao seu negócio, aumentar a produtividade da equipe, vender mais e consolidar sua marca no mercado.

 

*Adriano Caetano é VP de estratégia na Nuvem Shop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.


Notícias Relacionadas
Read More

Sistema tributário: reformular tudo ou apenas simplificar?

Especialistas em tributos indiretos expõem suas visões em relação às propostas de reforma tributária durante reunião da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em debate estão a PEC 110 e sua antítese, a proposta conhecida como Simplifica Já