E-commerce: Congresso pressiona  por cobrança de imposto em produtos asiáticos -

E-commerce: Congresso pressiona  por cobrança de imposto em produtos asiáticos

O Brasil já recebe cerca de 500 mil pacotes diários da China.

Estado de S. Paulo

 presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do Congresso Nacional manifestaram preocupações sobre a venda online de produtos asiáticos no País, como os e-commerces SheinShopee e Aliexpress, alegando que essas empresas não pagam os devidos impostos.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), afirmou que o comércio nacional tem sido prejudicado. “Vamos pedir para as empresas brasileiras terem a mesma competitividade. É uma concorrência desleal quando você tem um tratamento desigual para produtos iguais.”

Segundo Bertaiolli, o Brasil já recebe cerca de 500 mil pacotes diários da China. “Esse mercado há dois anos atrás poderia não afetar a indústria nacional. Mas, nos volumes que nós estamos chegando, no mundo inteiro, eles (os sites) começam a promover uma concorrência que não é do mesmo tratamento”, afirmou. “Eu defendo que tenha tratamento isonômico para as empresas nacionais em relação a qualquer comércio, senão a gente está numa condição de desvantagem.”


Notícias Relacionadas
Read More

Venda de veículos reage em março, mas cai 14,2% no trimestre

O resultado também superou em 13,7% o do mesmo mês de 2020, quando foram comercializados apenas 155,8 mil veículos leves, desempenho na época afetado pela chegada da Covid-19 no País, que levou à suspensão da produção da maioria das montadoras aqui instaladas.
Read More

E-commerce paulista cresceu 27% em 2020

Só na capital paulista, a alta do faturamento do e-commerce foi de 22,5%, fechando o ano na marca dos R$ 10,6 bilhões. No interior, todas as regiões registraram crescimento, das quais os melhores resultados foram verificados em Ribeirão Preto – aliás, o maior crescimento entre todas as cidades da pesquisa (40,1%) –, em São José do Rio Preto (36,3%) e em Sorocaba (33,5%).
Read More

Pesquisa Conjuntural do Sindipeças de novembro

A utilização da capacidade produtiva se recuperou plenamente dos efeitos da crise, registrando, em novembro, o melhor resultado da série histórica mensal, com 75% de utilização do parque fabril.