E-commerce: Congresso pressiona  por cobrança de imposto em produtos asiáticos -

E-commerce: Congresso pressiona  por cobrança de imposto em produtos asiáticos

O Brasil já recebe cerca de 500 mil pacotes diários da China.

Estado de S. Paulo

 presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do Congresso Nacional manifestaram preocupações sobre a venda online de produtos asiáticos no País, como os e-commerces SheinShopee e Aliexpress, alegando que essas empresas não pagam os devidos impostos.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), afirmou que o comércio nacional tem sido prejudicado. “Vamos pedir para as empresas brasileiras terem a mesma competitividade. É uma concorrência desleal quando você tem um tratamento desigual para produtos iguais.”

Segundo Bertaiolli, o Brasil já recebe cerca de 500 mil pacotes diários da China. “Esse mercado há dois anos atrás poderia não afetar a indústria nacional. Mas, nos volumes que nós estamos chegando, no mundo inteiro, eles (os sites) começam a promover uma concorrência que não é do mesmo tratamento”, afirmou. “Eu defendo que tenha tratamento isonômico para as empresas nacionais em relação a qualquer comércio, senão a gente está numa condição de desvantagem.”


Notícias Relacionadas