Eficiência na gestão é alternativa para os pequenos negócios -

Eficiência na gestão é alternativa para os pequenos negócios

 

Quando se fala em gestão de empresas, a discussão acaba caindo na necessidade de aprimorar a eficiência dos negócios. Uma consulta a edições anteriores do Novo Varejo comprovará a tese. E não será diferente neste momento em que se discute a falta de crédito para os empreendimentos. “O gestor tem que olhar para dentro de casa e cortar as despesas que puder. Se ele ainda mistura o que é familiar e o que é da empresa, é obrigatório separar”, recomenda Fábio Matsui. Estar mais perto de empresas antes vistas como concorrentes também é uma alternativa. “Buscar se associar com outros players, ou complementares ou do mesmo setor, menores que, juntando duas ou três empresas, ficam maiores e ganham poder de negociação junto ao mercado”.

Para Matsui, é fundamental que as empresas estejam estruturadas para enfrentar as dificuldades que ainda virão nos próximos meses, preparando os negócios para as oportunidades que, provavelmente, voltarão a partir dos primeiros meses do ano que vem. “Deve haver uma mudança de percepção e perspectiva a partir dessa mudança de governo. Aquele pessimismo da sociedade como um todo em relação ao futuro deve se converter em um otimismo moderado. Portanto, aos poucos, as empresas, os empreendedores e os investidores começarão a abrir um pouco mais a torneira com investimentos. Mas os impactos, na ponta, onde estão os pequenos negócios, só serão sentidos no ano que vem. Até lá, serão meses difíceis”, adverte o diretor da Cypress.

E nada disso significa, afinal, que o empreendedor deve deixar de investir em seus negócios. “É a velha história: em momentos de crise há quem enxergue mais oportunidades do que a crise em si. Então, a questão do investimento depende muito da perspicácia do empreendedor verificar se é momento de investir para aquele empreendedor. Se ele tiver a percepção de que o mercado vai crescer e ele consegue um posicionamento estratégico melhor com algum investimento, é preciso considerar. Já aquele que não vê seu setor sendo impactado por alguma oportunidade aí sim a atitude deve ser um pouco mais conservadora, deixando para investir quando que o mercado voltar”, finaliza Fábio Matsui.


Notícias Relacionadas