Em 2022, setor de serviços teve alta de 4,2% -

Em 2022, setor de serviços teve alta de 4,2%

Atividade contou com estímulo do fim das restrições da pandemia

Folha de S. Paulo

setor de serviços teve destaque na economia brasileira em 2022. No acumulado do ano, registrou crescimento de 4,2%, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto). A indústria cresceu 1,6%, enquanto a agropecuária encolheu 1,7%.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No total, o PIB cresceu 2,9% no ano passado.

O segmento de serviços é o maior empregador do país. Também é o principal componente do PIB pela ótica da oferta, com peso de cerca de 70% no indicador.

Todas as atividades dos Serviços tiveram crescimento, com destaque para aquelas mais ligadas ao consumo presencial (Outras atividades de serviços, +11,1%), Transporte, armazenagem e correio (+8,4%) e Informação e comunicação (+5,4%).

Em 2022, a derrubada das restrições da pandemia incentivou o consumo de serviços que estavam represados na crise sanitária. Houve estímulo a gastos em bares, restaurantes, hotéis, eventos e outros negócios dependentes da circulação de pessoas.


Notícias Relacionadas