Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), a movimentação financeira média das pequenas e médias empresas – PMEs – brasileiras apresentou crescimento de 7% em 2023, na comparação anual. O resultado positivo foi condicionado, especialmente, pelas atividades da indústria (17%) e de serviços (4,4%). Já os setores de comércio e infraestrutura obtiveram retração de 3,6% e 2%, respectivamente. Em linhas gerais, o mercado de PMEs mostrou tendência de crescimento a partir do segundo trimestre de 2023, positivamente impactado pela recuperação da renda das famílias. Na análise por região, o crescimento das PMES foi disseminado por todo o Brasil: Norte (21,3% ante 2022), Centro-Oeste (9,8%), Nordeste (7,5%), Sudeste (6,3%) e Sul (5,3%).
Setores
No setor de indústria, as atividades que mais se destacaram em 2023 foram: ‘fabricação de bebidas’, ‘fabricação de autopeças e implementos rodoviários’, ‘confecção de artigos do vestuário e acessórios’, ‘fabricação de máquinas e equipamentos’ e ‘fabricação de produtos alimentícios’. Já no setor de serviços, o destaque vai para ‘alojamento e alimentação’, ‘atividades administrativas e serviços complementares’ (como agências de viagens, operadores turísticos, atividades de vigilância e serviços de escritório) e ‘atividades financeiras’.
No comércio, o recuo em 2023 foi observado de maneira disseminada, tanto no segmento varejista (6,2%), quanto no atacado (0,9%). No atacado, os dados mais recentes do IODE-PMEs já indicam reação, haja vista o crescimento de 3,7% verificado no quarto trimestre de 2023 em termos anuais. Em relação ao varejo, os resultados recentes seguiram abaixo do esperado (8,9% no quatro trimestre de 2023).
Notícias Relacionadas
Confiança do MEI melhora em junho
Estudo da instituição, feito em parceria com a FGV, mostra avanço mais significativo da confiança na Indústria de Transformação e nos Serviços
admin - Sebrae
Inadimplência do consumidor em São Paulo caiu 1,0% em setembro, diz Boa Vista SCPC
Em São Paulo, o Indicador de Registros de Inadimplentes caiu 1,0% na comparação mensal de setembro contra o…
Marketing
Para Rubens Campos, da Schaeffler, o momento é de compaixão, empatia, bom senso, sobriedade, inovação e criatividade
O setor do aftermarket continua se manifestando perante a pandemia global do novo coronavírus, o Covid-19. Rubens Campos,…
Editor
FecomercioSP: elevação da Selic aponta preocupação do Banco Central com excesso de demanda
Desemprego em queda e massa de renda em níveis históricos geram perspectiva preocupante para inflação, como Federação já alertava há algum tempo
Christiane Benassi